quinta-feira, outubro 14, 2004

Marco Franco e Loosers na ZDB

A peculiar e ecléctica associação que dá pelo nome de Zé dos Bois, comemora este mês os seus 10 anos de existência. A fim de não deixar em claro esta data, e como forma de reunir alguns dos mais proeminentes nomes das vanguardas que por cá, epor lá fora, existem, a ZDB convidou um leque de artistas, performers, improvisadores, iconoclastas e afins para deixarem as suas propostas ao público que se quiser juntar à efeméride.
É já neste sábado dia 16 de outubro, que as hostilidades começarão, e aqui fica parte do programa:
Nuno Rebelo + Marco Franco (PT), pelas 11.00 horas
Nuno Rebelo e Marco Franco * O trabalho desenvolvido entre Nuno Rebelo e Marco Franco é das mais antigas e produtivas colaborações da história da música improvisada nacional. Em várias formações onde que já tocaram destacam-se aquelas com músicos como Peter Kowald, Carlos Zíngaro, Sei Miguel, Gianni Gebbia, Kato Hideki, Ernesto Rodrigues, Vítor Joaquim ou como parte do Damo Suzuki Network com Massimo Pupilo (dos ZU), têm desenvolvido uma linguagem de ampla liberdade estrutural dos pontos de vista rítmicos, harmónicos, melódicos, texturais ou performativos. A elasticidade e propriedade plástica da guitarra eléctrica Rebelo encaixam de forma cada vez mais interligada com a arritmia interna e autismo auto-induzido de Marco Franco, deixando sempre espaço para que momentos abertamente mais subtis e delicados possam despontar, nunca perdendo de vista uma abordagem exploratória relativamente aos instrumentos que tocam.
Nuno Rebelo compõe para teatro e dança há vários anos, tendo obra editada em selos como a AnAnAnA e a OCV; fez parte dos Mler Ife Dada, Plopoplot Pot e Streetkids. Nuno Rebelo e Marco Franco actuam na Zé dos Bois desde os primeiros dias vocacionados para músicas experimentais da Galeria.
Mas, a programação é longa e estende-se por outros dias (Loosers actuam na 6ª feira dia 22 de Outubro).
Programa completo em:

http://www.zedosbois.org/zdbmuzique/index.htm