terça-feira, fevereiro 22, 2005

Eutanásia - estranha forma de... morte?

E como no Billy News não se fala só de festa e de alegrias, mas também do que nos preocupa, seja no nosso dia-a-dia ou na sociedade em geral, fica aqui um assunto sério e que arrasta alguma polémica, sempre que a frase é pronunciada...

Eutanásia...

A eutanásia é sem dúvida um dos temas mais difíceis de lidar, nas chamadas sociedades modernas.

Se o aborto tem sido constantemente discutido para nova proposta de referendo nacional, o que dizer da eutanásia ?

Somos a favor?

Ou contra?

Ou a favor, mas com certos parâmetros?

Segue abaixo um pequeno texto, que (em minha opinião) deixa "no ar" o quanto é díficil chegar a uma conclusão que determine exactamente qual seria a decisão acertada.

Já agora, perde um bocadinho a ler isto:

"Uma estranha forma de vida

Carlos tem 33 anos… e uma esclerose múltipla.

Levou uma vida normal até há 4 anos atrás, quando a doença lhe baralhou o destino.

Fisicamente, ficou incapacitado, mas a cabeça continuou lúcida.

Agora, este antigo bancário carrega um grande peso num lar de idosos, no Montijo.

Carlos não consegue viver esta dura realidade.

Todos os dias pede para morrer!

Todos os dias!

Pede a Deus, às funcionárias do lar e sobretudo à irmã que o ajudem…

«Ela está a ser egoísta, assim como todos os outros, quer manter-me vivo só para dizer que tem um irmão internado num lar» diz Carlos.

A última esperança passa pela Holanda, onde a eutanásia é legal".

(adaptado de uma reportagem no CM de 19 de fevereiro)

Esta reportagem é inequivocamente arrepiante.

Às pessoas em estado terminal, ou unicamente vivas pelo suporte dos aparelhos respiratórios e das funções do organismo, deve-se poder proporcionar a eutanásia?

E a outros, como este exemplo, que embora "condenados" a uma cama, estão conscientes, mas exigem o mesmo tratamento…

Esta questão levanta imensos celeumas e discussões, desde os chamados "entendidos" até aos cidadãos mais vulgares...

Desta vez, lanço-te este desafio…

Gostava de ver a tua opinião relativa a este tema, via comentário (basta clicares em "Comments" já abaixo).

Podes deixar o teu comentário como anónimo, basta escolheres essa opção que te aparece, na assinatura.

4 Comments:

Blogger Billy said...

Já discuti este tema com pessoal que me é próximo e a conclusão é sempre a mesma:

É extremamente difícil chegar a um consenso, quanto a uma decisão definitiva...

12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e sem duvida um caso complicado para se ter uma ideia definitiva. prefiro ter mais informaçao e depois ponderar na decisao.

3:14 da tarde  
Blogger musicker said...

Eutanásia... pois é, é sempre complicado discutir coisas que fogem à moral dominante, aos preconceitos instituídos e à educação vigente de um país. Todos nós somos produto disto tudo. Agora, outra coisa é termos opinião própria e sabermos fundamentá-la. Eutanásia? Sim, sou a favor. Eutanásia é o processo clínico de por termo à vida de uma pessoa, quando ela assim o expressa de forma clara e consciente. Então, se conscientemente, um indivíduo prefere despedir-se deste mundo, a ser um vegetal dependente, deveria ser-lhe permitido aceder a esse desejo. Não se trata da vida de terceiros nem da posição de terceiros. Antes de tudo o mais, cada pessoa é um ser humano, com vida própria e senhor do seu destino. Se a moral é para aqui chamada, então com que moral é que terceiros decidem o destino de um acamado que nenhumas hipóteses terá de levar uma vida independente? Se ele o desejar de forma consciente, então repito: sou a favor.
Uma virtual medição da civilidade da Eutanásia, na minha opinião, também não se põe, uma vez que, essa aferição seria em termos e padrões de valores que estão instituídos: a moral, a educação, a religião, etc e tal. E esses, são muito relativos e dizem respeito, uma vez mais, a cada um. Ou seja, não deveria ser o Estado ou qualquer outra entidade a decidir nestas matérias. A decisão é individual (ou deveria ser). Ainda por cima, quando o Estado se demite das funções primordiais de assegurar o bem-estar dos seus cidadãos, se vivemos tempos de singular individualismo, se compete ao ser humano tomar o destino nas suas próprias mãos, então, sim sou a favor da Eutanásia.
Instituições como a Igreja Católica não deveriam pôr 'a foice em seara alheia'. Demorou tempo, mas o ser humano conquistou (quase) a sua liberdade.
No entanto, se uma pessoa numa situação extrema e limite não desejar a Eutanásia, tudo bem, a decisão é dela e só a ela deveria respeitar.
Uma última questão: por que raio é que se comenta este tema (ou outro qualquer) como anónimo?? Então não temos nós opiniões? E não somos livres de as expressar? è salutar que se discutam e partilhem as opiniões. Preconceitos?

5:09 da tarde  
Blogger Billy said...

Bem a propósito deste assunto, estreia dia 24 de fevereiro um filme com o título "Mar Adentro", baseado em factos verídicos, sobre um tetraplégico que não sente o seu corpo há 25 anos e cujo único desejo é morrer.

Podem ver pormenores em

www.mar-adentro.com

1:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home