quinta-feira, abril 21, 2005

Fantômas - substituição na equipa

A digressão que os Fantômas vão fazer pela Europa este verão, a começar em junho, apresenta uma alteração na formação de Mike Patton.

Terry Bozzio, baterista de uma das mais carismáticas formações de Frank Zappa (em meados dos anos 70) irá substituir momentaneamente Dave Lombardo nesta digressão europeia (devido a compromissos com os seus Slayer).

Recordo que os Fantômas vêm apresentar o seu recente álbum " Suspended Animation".

Para quem quiser ver mais informações desta notícia, pode clicar em BLABBERMOUTH.NET e obter mais pormenores.

2 Comments:

Blogger Billy said...

Obrigado, NM.

É só uma substituição tipo...

Mantorras, na 2ª parte...

Mas deves apreciar (e muito), não?

E ficaste com saudades dos Zappanóia, ou nem por isso?

6:30 da tarde  
Blogger musicker said...

Terry Bozzio é um excelente baterista que fez parte de uma das múltiplas formações da Grande Mãe. Outra coisa também seria difícil de imaginar, já que, mestre Zappa seleccionava criteriosamente os seus músicos e, quando eles já não davam o que ele entendia... tchau.
A curiosidade aqui reside em saber até que ponto poderá Bozzio contribuir para personalizar Fantomas. Passo a explicar: como soube há bem pouco tempo (através do artigo da WIRE), a música de Fantomas é composta pelo Patton himself, que depois transmite aos músicos o que deve ser tocado. Portanto, o proceso compositivo não é plural nem estendido aos elementos da banda. Posto isto, não há grande espaço para personalizar a composições com contribuições individuais. O que é para tocar já está escrito.
No entanto, cada músico tem uma forma particular de abordagem ao instrumento. Os bateristas não fogem à regra. O ataque às peles, a dinâmica e a altura do som, são completamente diferentes entre Bozzio e Lombardo. De que forma isso se poderá reflectir, e se reflectir, no som final ao vivo é a grande curiosidade que compete descobrir, isto se eles passarem por palcos portugueses (oxalá que não seja em nenhum festivaleiro de verão...).

4:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home