quarta-feira, junho 22, 2005

Greve da Carris dia 23 junho

Olhá greve!!!

Já não bastam a várias greves existentes, para ajudar, temos pela frente uma greve amanhã, dia 23 de junho, de 6 horas proporcionada pelos trabalhadores da Carris.

A greve ocorre das 8 da manhã às 14 horas.

Os trabalhadores protestam contra o impasse que se regista, relativamente ao bloqueamento da Administração no processo de Acordo de Empresa.

Se bem que o direito à greve é essencial para a luta pelos direitos dos trabalhadores, relembro que os directores e bloco executivo da administração da Carris nunca anda de transportes...

Prevê-se uma manhã caótica pata os lisboetas...

3 Comments:

Blogger Billy said...

Mais uma...



GREVE
Governo disponível para negociar com polícias
A poucas horas da manifestação de profissionais de todas as polícias, o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, diz que não estão encerradas as negociações com as estruturas sindicais e profissionais.

( 14:49 / 22 de Junho 05 )




José Magalhães diz que os protestos são legítimos mas nada resolvem. Quanto ao subsistema de saúde o secretário de Estado adianta que os próprios agentes percebem a necessidade de mudar. A actual situação é insustentável.

«Vamos negociar como deve ser, vendo que tipo de afinamentos e de aperfeiçoamentos podemos fazer em relação a esta reforma, mas a mesma é imprescindível», defendeu o governante.

«O défice que gera o actual sistema é insustentável, vamos corrigi-lo no Orçamento Rectificativo, mas o montante previsível até ao fim do ano, excede os 150 milhões de euros», acrescentou.

No que se refere à manifestação, que vai decorrer esta tarde, o secretário de Estado da Administração Interna afirma que o governo vai acompanhá-la com serenidade.

4:33 da tarde  
Blogger Billy said...

E mais outra...





• GREVE/PROFESSORES
Serviços mínimos suspensos nos Açores
Na quinta-feira durante a greve nos Açores, os docentes não vão ser obrigados a cumprir os serviços mínimos. A informação foi avançada pelos sindicatos.

( 14:05 / 22 de Junho 05 )




Os serviços mínimos decretados pelos Ministérios da Educação e do Trabalho para a greve de professores foram suspensos no arquipélago açoriano.

O tribunal administrativo decidiu dar razão às providências cautelares apresentadas pela FENPROF e pela FNE.

Os dois sindicatos alegaram que os serviços mínimos eram ilegais e impediam o direito dos cerca de 200 professores das ilhas à greve.

Desta forma, os docentes dos Açores não são obrigados a assegurar a realização dos exames do 12º ano de química e Introdução ao Direito que acontecem amanhã.

No continente o tribunal administrativo decidiu não se pronunciar sobre a mesma providência cautelar. Os serviços mínimos tiveram assim de ser respeitados.

Paulo Sucena, da FENPROF, diz que a decisão nos Açores vem provar que as justificações avançadas pelos dois sindicatos têm fundamento.

«Os professores podem fazer ou não greve mas fá-lo-ão livremente, estando assim dispensados da pressão a que estiveram sujeitos os professores do continente», disse Paulo Sucena, salientando «o que os professores no continente sofreram pelas pressões do Ministério da Educação».

Também João Dias da Silva, da FNE, salientou que esta decisão do tribunal de Ponta Delgada vem dar razão aos professores e diz que tudo vai fazer para provar que o Governo se excedeu ao decretar os serviços mínimos.

Na conferência de imprensa esta manhã, a FENPROF contestou também as declarações feitas na terça-feira pelo presidente da República.

Jorge Sampaio comparou a situação portuguesa ao número de horas que os professores finlandeses passam nas escolas. Paulo Sucena criticou o facto de as figuras de Estado estarem a dar uma imagem negativa dos docentes.

«Implicitamente ao fazer uma comparação com os professores da Finlândia dava a ideia de que os professores portugueses trabalham pouco», disse Paulo Sucena.

Hoje a greve dos docentes está a abranger a zona norte do país. De acordo com os dados revelados pelo Ministério da Educação e pelos sindicatos todos os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de realizar as provas de Matemática.

4:33 da tarde  
Blogger Billy said...

Lá me safei, recorrendo ao Metro...

10:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home