terça-feira, junho 07, 2005

Varukers - o concerto

Respirou-se o ar de Londres em Campolide, sábado passado (dia 4 de junho).

Os Varukers estavam de volta a Portugal ou seja, o clima de festa adivinhava-se facilmente...











A imagem “http://pinstand.com/pins/varukers.gif” contém erros e não pode ser exibida.


O que não foi muito fácil foi encontrar o C.R.P. de Campolide, mas com uma indicação ou outra... lá se deu com a "mansão".

O espaço era altamente convidativo...

A sala dos concertos tinha um ar tipo "pequeno teatro", com palco elevado, com alguma profundidade.

Na sala havia ainda merchandising variado (k7’s, cd’s, t-shirts, fanzines e muito mais cenas), para o pessoal interessado na cena...

Mas o melhor (também devido a ser ao ar livre) era um pátio-esplanada nas traseiras, bem discreto e isolado (com mesas e cadeiras), virado para um bar onde havia comida e bebida a preços minimamente acessíveis.

A festa punk instalou-se!!!

A imagem “http://www.punkadeka.it/img/fotogruppi/var.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Mal entrei, deparei com um ambiente espectacular, estava tudo em amena "cavaqueira", pessoal que já não via há muito tempo em cumprimentos, alguns a contar as últimas notícias de Inglaterra...

Sim, porque veio uma comitiva de pessoal português, juntamente com... os Varukers, que também se encontravam no meio do pessoal em rasgados sorrisos, próprios de quem se sente bem entre os punks portugueses.

Aliás, não é para menos, a banda britânica conta actualmente com um português nas funções de baterista, de seu nome Ricardo, um tipo bem simpático, que fez questão de se envolver com o ambiente geral do espaço.









Ricardo falou-me um pouco dos seus momentos (inesquecíveis) com a banda, com concertos recentes dados um pouco por todo o lado (um dos quais em Nova Iorque), enquanto que outro "Varuker" me segredava que era o espírito punk deste jovem português que levava a banda "para a frente"!

É agradável saber isso... o pessoal português ainda "mexe"...

O mítico vocalista Rat era o mais velho elemento e por isso o mais recatado, mas sempre dando o seu palpite.

A imagem “http://www.flexyourhead.net/images/interviews/varukers_01.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Calmo, mas sempre bem disposto...

A cerveja jorrava a rodos e o clima estava bem animado.

Mas era tempo de ver a primeira apresentação da tarde, os M:A:D já se preparavam...

Trouxeram-me uma cerveja de última hora e lá subimos para o espaço dos concertos.

O pessoal que controlava o espaço foi bem pacífico e notava-se que tinha alguma preparação para eventos destes (copos de plástico para quem queria beber na sala, revista mínima com um "posso?" bem descontraído, bilhetes sem problemas, tudo ok).

Logo que a banda de Sacavém subiu ao palco, notou-se bem a presença de um segundo vocalista... nada mais, nada menos que Manolo, ex-vocalista de Crise Total!

A prestação dos M:A:D foi animada, com alguns temas novos, em que houve espaço para interpretar uma entusiasmada versão de "A crise continua", dos Crise Total!!!

O vocalista Miguel bem referenciou que naquele momento se encontravam na sala os 3 vocalistas que passaram pelos Crise (ele próprio, o companheiro de palco Manolo e no público o Xico Gritador).

Ainda se ouviu um tema dos brasileiros Olho Seco, perto do final.

Ainda considero o melhor tema da banda "O pão que o diabo amassou", que um pouco mais tarde, depois da actuação, Manolo indicou-me que era da autoria do Serpa (já um dos temas que sempre gostei foi o "Zombies" dos Tara Perdida, também da autoria deste "jovem", que também lá se encontrava no espaço).

Agradeceram ao pessoal antigo que lá se encontrava, pelo espírito que mantêm (e pela presença), entre os quais, João Ribas...

Entre duas ou três palavras, Manolo indicou-me que sempre acompanhou os M:A:D, de longe ou de perto e que de uma maneira ou de outra sempre acompanhou o ambiente punk...

Pois foi neste periodo que a vontade de conversar "falou" mais alto...

Ao encontrar ainda mais gente, gerou-se um autêntico "parlamento" punk, com o pessoal a contar histórias, a falar de bandas (havia mesmo muita gente de bandas), de pessoal de Londres que não pôde vir, enfim, um rol de aventuras...

Infelizmente, depois de voltar para o pátio, com imenso pessoal de novo em convívio com os Varukers e com um jantar improvisado que a banda simpaticamente ofereceu ao pessoal que lá se encontrava, que não assisti à actuação dos Pitch Black, Alien Squad e Decayed (ainda falei com algum pessoal que tinha vindo de propósito para ver esta banda).

Desculpem lá, mas a conversa voltou a falar mais alto...








Biff, o Varuker mais alegre da noite, não parava de se rir...

O guitarrista confirmou-me que gosta de estar sempre na paródia e que mente constantemente...

Uma história contada em Linda-A-Velha na actuação de há dois anos, de uma avó que morava no Algarve era... uma grande tanga!

"You’re a liar, Biff"...

Mas para compensar, ele disse-me que fala sempre uma cena destas em cada sítio onde actua...
Ok, estás perdoado, pá...

A imagem “http://pinstand.com/pins/varukers.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Outro elemento me perguntou se a cerveja acabava, no bar...

"Epa, acho que não, mas pergunto já..." (bem lembrado, os gajos já viram de tudo, portanto...)

Responderam-me que obviamente que não ia acabar, havia bebida suficiente para todos...

E as conversas alongaram-se até o início da prestação dos Varukers (aliás, houve alguém que me disse que curtiu mais o ambiente do que os concertos propriamente ditos).

E a banda punk com cerca de 25 anos no lombo, finalmente subiu ao palco.

O caos começou logo no primeiro acorde!

As primeiras filas agitavam-se activamente, como se precisassem disso para sobreviver...

A imagem “http://perso.wanadoo.fr/dirtypunk/Pagedacceuil/Photos/Varukers%20photos/Varukers%20html/Varukers%208%20grand.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Rat entrou em fúria, como se estivesse a declamar uma acção de protesto hoje mesmo, sem sentir os anos dos temas, sem descurar o agitado público, que tanto cantava e aplaudia a banda.

Grandes hinos se ouviram, entoados bem alto por gargantas sedentas de punk-rock...

Os clássicos seguiram-se uns aos outros, com uma movimentação aguerrida em cima do palco, mas minimamente ordeira (isso é possível?) e com a festa a crescer tema após tema, num frenesim digno de se ver...

Houve ainda tempo para a banda voltar ao palco, interpretando mais um par de temas, mas já passava da meia-noite e o barulho deveria ser extinguido naquele local...

No fim, mais um alegre convívio entre o pessoal...

A imagem “http://www.lumbers.cz/6205700.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Entre cumprimentos à banda e desejos que os britânicos voltem em breve, observava-se a satisfação entre os Varukers e fãs, numa sensação de "missão cumprida" em fazer a festa punk em terras lusitanas, promessa que Rat já tinha feito na revista Underworld, numa entrevista recente.

Mas a sensação que tive é que se "respirou" ar de Londres...

Sem dúvida!!!

Grande festa que foi...

A imagem “http://pinstand.com/pins/varukers.gif” contém erros e não pode ser exibida.


Ainda um último pormenor, na parte final, após o concerto dos Varukers, dirigi-me para o bar, sedento por uma cerveja gelada...

Pois é... "tenho muita pena, só tenho whisky... ou vodka..."

O Varuker tinha razão...

Uma cena ficou-me na memória... qualquer um que quisesse estar presente no pátio-esplanada daquele espaço, mas que não quisesse pagar bilhete para ver os concertos, poderia estar ali a desfrutar do ambiente, na boa... até ouvir cá fora os concertos...

Nota positiva para a organização do festival (Old School) Punk-Metal Fest... competente q.b. e sem imprevistos...

A imagem “http://www.mad-tourbooking.de/punk/Bilder%202003/SPONGE/VARUKERS_1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A Zero Work/Under Eventos está de parabéns...

Ainda estava na memória de alguns (que puderam participar) o festival Wasted de maio passado na capital inglesa, com imensos nomes de grandes bandas punk... mas isso fica para outra vez...

Brevemente, farei uma pequena (mas sentida) descrição deste festival, feita pelo meu grande amigo Pedro, que me contou entusiasticamente breves momentos, que me levaram logicamente a concluir que sou definitivamente um grande burro, em não ter desviado um avião, assaltado um comboio, ou a fazer-me à estrada, para assistir a este evento... bolas...

Entretanto, não se esqueçam de consultar o site dos Varukers, para saberem notícias frescas da banda...

A imagem “http://www.altemeierei.de/galerie/varukers/varukers.thumb.gif” contém erros e não pode ser exibida.

www.varukers.co.uk

O Punk saiu à rua... em Campolide...

13 Comments:

Blogger Billy said...

Está um bocado longo, mas acho que merece a pena ler...

Assim ficam com uma pequena sensação do que se passou por lá...

5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também gostei do futebol (ecrã gigante com cadeiras, não é para todos!) e num instantezito dos Alien Squad.
Não é todos os dias festa desta. Gostei mais do que em linda a velha mas acho que em linda a velha estava mais gente.

5:49 da tarde  
Blogger Billy said...

The Varukers

Here we go dredging the Flex Your Head interview archives yet again. This one goes back to 1984 when we interviewed Varukers vocalist, Rat, via Royal Mail.

Along with Discharge (original Varukers drummer, Gary Maloney, later left to play in Discharge), GBH, and Chaos UK, the Varukers were at the forefront of the UK punk scene in the early 80s.

Supposedly the Varukers are back together again; their brand of leather, spikes, and studs politically-charged punk rock blasting loud and proud in the new millenium.

When did the Varukers form? What were the reasons for forming at the time? Are the reasons for forming the Varukers still applicable today? Explain why or why not.

The VarukersRat: The Varukers were formed in late 1979 by me, Rat (vocals), and Garry Maloney, our original drummer, who was until recently with Discharge.

We formed the band because we were just about to leave school and we knew we'd end up on the dole, so we wanted to do something to stop us from being bored.

Yes, the reason for forming the Varukers is still applicable today. The unemployment situation is three times as bad and as time has gone on we have found that there are more and more things wrong with the world.

We feel we must show our contempt for the those things which we disagree with and we do this through our music.

What have the Varukers released? What is still available? Future release plans?

Rat: We, the Varukers, have released four 7" EPs, two 12" EPs, one LP, and a live LP. These are:

Protest and Survive 7" EP (Inferno Records)

Don't Wanna' Be A Victim 7" EP (Inferno Records)

Die For Your Government 7" EP (Riot City Records)

Led To the Slaughter 7" EP (Riot City Records)

Blood Suckers LP (Riot City Records)

Another Religion, Another War 12" EP (Riot City Records)

Massacred Millions 12" EP (Rot Records)

Live In Holland LP (Rot Records)

We plan to release a new album soon.

A lot of people claim that "boredom" has turned them to an alternative lifestyle, such as the one portrayed by the media as the "underground.

The range of cures or termination of boredom is wide, so if boredom has turned you to your present situation, in what other way would you accomplish your "crusade" (so to speak)?

Rat: I don't think there is any other way to accomplish our so called crusade. You must enjoy what you are doing, and this is the only thing we really enjoy.

Apathy could be considered a withdrawal of consciousness, do you think so? A moron may know apathy, but could they know boredom?

Rat: People that are into apathy just try to block things they don't like out of their minds, but the things they try to block don't just go away - they remain.

What will you say when there is nothing left to say?

Rat: There will always be something to say as long as mankind is still intent on death and destruction; more interested in power than people.

Views on US military presence in the UK/Europe? Canada is involved with cruise missile testing and development, what is your position on the cruise missile and other such armaments?

The VarukersRat: The US military want their presence felt everywhere. Wherever there's trouble - in they go. It's a wonder by their actions they haven't started the Third World War.

I don't think cruise missiles are tested in Britain, just based here. The government doesn't tell us much about them. They try to keep them under wraps.

The cruise missile is known as a "first strike" weapon, is there any sense in the term "defensive nuclear weapons"? Is there any sense in nuclear weapons at all?

Rat: Nuclear weapons aren't for defense, they are made for attacking purposes, so therefore, how can they be considered "defensive nuclear weapons"?

12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Palavras para que? Foi melhor do que no Wasted...ta tudo dito!
A minha melhor noite desde ha muito!! So la faltou o Poupas...contava-lhe hoje como foi, quem estava e nao tava e ele tambem se arrependeu de nao desviar um aviao!

1:05 da manhã  
Blogger Billy said...

Foi excelente!!!

O ambiente foi do melhor que há...

Foi muito bom, mesmo...

Apesar de estar lá quase toda a gente, houve pessoal que teve "falta a vermelho"...

A começar na Teresa e no Rastafix...

A passar pelo Poupas e o Miguel Zé Gato (bem, Londres não fica a dois passos...)

E mais meia-dúzia de desnaturados...

Mas digo e repito, foi o melhor ambiente que estive desde há um bom tempo...

Comemorou-se o Punk da melhor forma...

10:54 da manhã  
Blogger Billy said...

Já me corrigiram num pormenor...

Os MAD são da Portela...

Convém rectificar pequenos pormenores, que por vezes, tornam-se importantes...

Mas não se preocupem, que não é por mal...

De vez em quando...

Uma grande amiga minha sempre foi chamada de "Carla de Almada", quando ela morava na Fonte da Telha, na zona da Marisol... e foi tratada assim a vida toda...

Almada-Costa-Fonte da Telha-Marisol...

São coisas...

12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

deve ter sido fixe tive pena de não ir mas fui a linda a velha.

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim senhor foi a comemoracao do punk

1:52 da manhã  
Blogger André Kaustico said...

pah,mas não há punks em Lisboa.Aquilo se tivesse sido no Porto não ia faltar ninguém.E não foi mais gente de cá,porque a noticia de que o pessoal podia ir com a comitiva(algo que jamias esquecerei)não se espalhou rapido o suficiente.
Foi demais a comitiva.Foi a primeira vez que fui ao aeroporto para apanhar um autocarro.A coisa começou calma,mas quando paramos em leiria para o pessoal de ALien Squad e comitiva entrarem,é que a festa começou.Paragem para cerveja.A partir daí foi sempre a curtir.Por alguma razões só consegui ver Varukers,mas tambem era,e que me perdoem as restantes bandas,a unica que tinha vontade de ver(não sou apreciador de metal/trash/crust).E que concerto!Minimamente memoravel.Fiquei triste por ver que já não há punks em Lisboa.

6:12 da tarde  
Blogger Billy said...

Amigo André Kaustico, não desanime, não fique assim...

Há ainda o número suficiente de punks em Lisboa, para de falar em movimento (seja qual for a classificação atribuída a essa palavra), descanse...

Aliás, estavam muitos por lá (estaria distraído com o concerto???), o problema foi do preço do bilhete ter afastado algum pessoal...

Além de muita gente os ter visto há 2 anos em Linda-a-Velha...

Não é que não os vissem novamente, mas hoje em dia, com a crise que há... o pessoal faz opções (acabo por compreendê-los).

Se soubessem que dava para estar lá a conviver, mesmo sem irem ver directamente o concerto (houve notícia de terem deixado entrar pessoal sem pagar, depois dos primeiros minutos de Varukers), de certeza que apareciam...

Acredite numa coisa... Exploited, Dead Kennedys, Misfits, Ratos De Porão, os próprios Varukers há 2 anos e muitas outras actuações minimamente recentes foram uma realidade!!!

Concertos cheios.

É assim, eu bem que gostaria de ir a todos, mas vá se lá saber porquê... não consigo.

1 abraço.

2:15 da manhã  
Blogger Billy said...

Ah, e também fiquei triste com o seu "minimamente" memorável... foi excelente!!!

(estou a brincar, cada um acha o que sentiu, do concerto).

2:18 da manhã  
Blogger André Kaustico said...

O Portugues nem sempre é o mais correcto
O que deveria ter porto teria sido "no minimo memoravel".Enfim
E porque tratar-me por voce?És Brasileiro?Aqui a Punkalhada é tudo tu cá tu lá ;)

5:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Belo concerto de facto, espírito e ambiente porreiro, e boa música.

3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home