terça-feira, julho 05, 2005

Novo jornal no mercado...

Há um novo lançamento no mercado, um novo jornal semanal dedicado ao público masculino, com o mesmo nome de um semanário de música português...

8 Comments:

Blogger Billy said...

Esta notícia tem obviamente uma grande carga irónica...

Trata-se da capa do Blitz desta semana, que apresenta em grande plano uma moçoila jeitosa (aliás, de resto só aparece umas letras mínimas referentes a outros assuntos).

Ninguém duvida que essa moçoila é jeitosa, mas trata-se de um jornal semanal de música e não de um vulgar jornal de notícias vulgares!

A vulgaridade do "metemos uma gaja na capa e sobem logo as vendas" aplica-se a outro tipo de informação, não de carácter musical, especialmente quanndo não há muitos mais para disponibilizar informação deste teor.

Acho eu...

Não fica alheio o facto de o novo director interino deste jornal querer duplicar as vendas actuais...

Há espaço para tudo, mas sinceramente, uma capa destas ficava melhor noutra edição.

Tenho dito!

11:19 da manhã  
Blogger Billy said...

Quem ainda não viu a capa, sempre pode aceder ao site do jornal

http://www.blitz.pt/index2.html

11:20 da manhã  
Blogger Billy said...

Não se deixem enganar pelo que referi, há espaço para raparigas e rock'n'roll, mas não me parece o caso, nem se faz referência a nenhuma banda do género...

O pessoal mais "sério" do Blitz, jornalistas/críticos e colaboradores, não deve ter achado muita piada a esta capa...

Digo eu...

11:23 da manhã  
Blogger Billy said...

Para quem já não tem paciência para ver o Blitz, nesta edição (nº 1079) a capa refere-se ao evento realizado no passado fim-de-semana, o Salão Erótico.

É um evento positivo em minha opinião, mas não motivo de capa num jornal de música.

O jornal salva-se esta semana por conter uma entrevista aos Turbonegro, umas reviews a concertos e pouco mais...

11:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o tal senhor vai longe.

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este jornal nunca mais foi o mesmo e agora ainda pior.

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

desnecessario

11:12 da manhã  
Blogger Billy said...

Publicado no blog Juramento Sem Bandeira:



A capa

Longe vai o tempo em que era frequente verem-se miúdos e crescidos transportarem consigo o Blitz nas manhãs de terça-feira, a caminho da escola ou do trabalho.

Percebia-se logo: aquele sujeito gosta minimamente de música.

Por razões diversas, sendo que provavelmente o advento da internet é a principal delas, o "Diário da República", como então chamávamos àquela companhia obrigatória de todas as terças-feiras, foi perdendo o seu carisma. A marca, por assim dizer, foi perdendo prestígio.

Um período relativamente recente, marcado pela re-orientação do público-alvo, na tentativa de chegar às faixas etárias mais baixas e aos fãs da moda passageira do nu-metal, em vez de alargar, contribuiu ainda mais para o naufrágio da marca.

De repente, já era quase como que uma vergonha trazer o Blitz debaixo do braço todas as manhãs de terça-feira.

Independentemente, claro, do valor incontornável do trabalho da maior parte dos redactores e fotógrafos da casa, que teimavam em contrariar a tendência da melhor forma que podiam. Tarefa ingrata.

O Blitz é cada vez menos consumido, cada vez tem menor capacidade para influenciar o meio onde se insere, ao contrário do que vieram a conseguir, por exemplo, os destacáveis do Público ou do DN.

Cheguei a imaginar que a nova estratégia desta nova direcção pudesse passar pelo caminho seguido pela direcção cessante, ou seja, o de devolver valor à marca Blitz.

Se ainda for esse o objectivo, este primeiro passo é um tiro no pé.

Com o beto Gant a olhar para as mamas da stripper loira, uma capa imposta pela direcção a uma redacção que a vetou, menos Blitzes ainda andarão, provavelmente, a passear debaixo do braço.

Menos Blitzes ainda aparecerão expostos nos locais habituais. Onde o comprei hoje, num grande quiosque da Alexandre Herculano, do Blitz só se via o logotipo, escondido que estava o jornal por entre outras publicações de menor interesse.

Perante a dificuldade na busca do livro do Quarteto Fantástico, que esta semana acompanha o jornal, a senhora do quiosque dizia-me:

"É o meu marido... disse-me que o Blitz não presta e que, portanto, tem que ir lá para o fundo. Ele não tem a sensibilidade que uma mulher tem, não é? Ele pode não gostar, mas tem que perceber que há pessoas que gostam..."


publicado por Vítor Junqueira às 8:52 AM 18 comentários

2:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home