domingo, agosto 21, 2005

A Filosofia do Punk



Acaba de ser lançado no Brasil "A Filosofia do Punk - mais do que barulho".

Esta edição (em livro) foi traduzida para português dum original do americano Craig O'Hara.













Se bem que eu ache que a "filosofia" do Punk não é nada que esteja escrito em livros, nem que se deva andar com eles "debaixo do braço"(tipo bíblia), fica aqui a referência, pode ser que tenha algumas ideias com interesse, para os habituês do Billy News.

Clicando em "Comments" já abaixo, podem ver alguns tópicos desse livro...

3 Comments:

Blogger Billy said...

"A FILOSOFIA DO PUNK - mais do que barulho"

A editora Radical Livros lançou seu primeiro trabalho e começou muito bem com uma belíssima tradução do clássico "The Philosophy of Punk" do estado-unidense Craig O'Hara.

O livro já foi traduzido em vários países como Alemanha, Lituânia, Honk Kong e trás uma reflexão pertinente sobre os princípios, crenças e contradições do lado musical, político e social do punk.

A edição brasileira recebeu o título "A Filosofia do Punk - mais do que barulho" e vem com 200 páginas, índice remissivo, glossário e 75 fotos em preto e branco de várias bandas (Citizen Fish, Subhumans, NOFX, Poison Idea, Chumbawamba, Bikini Kill, Descendents, etc).

Compre seu exemplar nas melhores livrarias e distros.

Selecionei alguns trechos de cada capítulo do livro para mostrar a qualidade desta bela obra:


• POR QUE PUNK:
"... seria uma mentira, porém, dizer que esses punks originais tinham teorias sociais e políticas bem desenvolvidas. Eles podem ter sido contra todos os 'ismos' clássicos, mas estavam mais aptos a cuspir e xingar do que a explicar seus sentimentos ao público comum".


• DISTORÇÃO DA MÍDIA:
"...nessa época (1984-87), o punk sofreu um período de violência e estupidez criadas pela mídia que ameaçou torná-lo uma paródia de si mesmo".


Capa original do livro 'A FILOSOFIA DO PUNK' lançado nos EUA• SKINHEADS E RACISMO:

"...quando a explosão punk aconteceu na Inglaterra, os skinheads substituíram a música ska jamaicana pelo punk rock e entraram numa nova fase. A antiga ira e agressão dos punks originais atraíram os skinheads aos shows que estes finalmente acabariam por destruir com sua própria forma de violência patriota e embriagada".

"...a maioria das letras do Agnostic Front consistia em bravatas machistas e no orgulho de si mesmo, da cidade e do país. Sobre homossexuais, numa entrevista, eles declararam:...".



• COMUNICAÇÃO INTERMOVIMENTO:
"...é verdade que um grande segmento dos punks concorda totalmente com o que a Maximumrocknroll publica - em geral , sem uma boa dose de humor ou dúvida - e que uma boa resenha de um disco ou de um fanzine de um dos seus colaboradores voluntários garantem boas vendas. Punks demais dependem da Maximumrocknroll para informá-los sobre a quem apoiar ou a quem boicotar, e, embora eu concorde com a maior parte de suas opiniões, seu poder recém-descoberto é extremamente perigoso e os colunistas e sua equipe, cujas opiniões exercem uma grande influência sobre os punks mais jovens, às vezes abusa disso".



• ANARQUISMO:
"...a cena européia apresenta um número maior de fanzines e bandas anarquistas, fazendo dos punks europeus, historicamente, mais ativos em termos políticos do que os norte-americanos. Os criadores e editores desses fanzines foram influenciados pela segunda corrente do punk europeu (1980-84), que era visivelmente politizada. Bandas como Crass, Conflict e Discharge, no Reino Unido, The Ex e BGK, na Holanda, MDC e Dead Kennedys, nos EUA, transformaram muitos punks em pensadores rebeldes, em vez de simples roqueiros".


Capa do livro 'A FILOSOFIA DO PUNK' lançado na Alemanha• QUESTÕES DE GÊNERO:

"...em Los Angeles, por volta de 1977, baixistas femininas eram quase que uma exigência, e parecia que eram as mulheres que frequentemente dominavam e controlavam a cena punk".



• AMBIENTALISMO E PREOCUPAÇÃO ECOLÓGICAS:
"...existem dois tipos de ação direta: a ação direta interna envolve o desenvolvimento de uma maturidade mais profunda e a perda da visão antropocêntrica. A ação direta externa pode tomar a forma de sabotagem, protesto, desobediência civil..."

"...embora seja uma escolha importante, a dieta não é a coisa mais importante sobra a qual se deva centralizar seu estilo de vida. O mais importante é o modo como tratamos uns aos outros como seres humanos em nossa busca por uma existência melhor".


• STRAIGHT EDGE:
"...como adolescente, fiquei impressionado com os shows energéticos de bandas como DYS e Verbal Assault, e dirigia durante horas para enlouquecer nos shows do 7 Seconds por toda a Costa Leste. O que essas bandas ofereciam era uma alternativa hardcore tanto para a sociedade careta como para o 'punk bebum' inglês com o qual não nos identificávamos".

"...se o straight edge inicialmente se propôs a fazer com que a molecada pensasse por si própria e fosse ela mesma, o movimento straight edge de hoje realmente não captou a mensagem".


• FAÇA VOCÊ MESMO:
"...é irônico que músicos e bandas esquerdistas, anticorporações como Billy Bragg, The Clash e Midnight Oil, entre outros, critiquem o domínio corporativo de nosso mundo enquanto eles próprios trabalham com megacorporações para produzir, distribuir e vender seus discos. Isso não aconteceu com o Fugazi...".


» RADICAL LIVROS (editora) => www.radicalivros.com.br




texto por: Dudu Munhoz

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ja li o original que comprei aqui na feira do livro Anarquista ha um ou dois anos atras e achei interessante...posso recomendar!

1:17 da manhã  
Blogger Billy said...

Está recomendado...

2:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home