sábado, setembro 24, 2005

Garage-Rock no Barreiro

Para quem gosta de uma boa rockalhada, aqui fica uma dica...

Organizado pela Hey, Pachuco! Associação Cultural (HPAC) juntamente com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), a terceira edição do “melhor festival de garage-rock da Península Ibérica” realiza-se entre 10 de Setembro e 8 de Outubro - um festival direccionado aos apreciadores da música mais crua, verdadeira e enérgica: Rock and Roll

Para saberes mais pormenores, clica em "Comments" já abaixo...

1 Comments:

Blogger Billy said...

Organizado pela Hey, Pachuco! Associação Cultural (HPAC) juntamente com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), a terceira edição do “melhor festival de garage-rock da Península Ibérica” realiza-se entre 10 de Setembro e 8 de Outubro - um festival direccionado aos apreciadores da música mais crua, verdadeira e enérgica:

Rock and Roll !!!




PROGRAMAÇÃO


24 SET. 2005
Festa de apresentação @ Club Nasti [Madrid]

Capitan Entresijos
Juanita y los Feos
The Ballyhoos

30 SET. 2005
Festa de apresentação / 5º aniversário Hey, Pachuco! @ Espaço B [Barreiro]

Jesus Racer R'n'R 3
Los Santeros
The Ballyhoos

Dj Shimmy
Rev. Bo Jackson
Dj Bruto Turbo

4 OUT. 2005
Espaço B [Barreiro]

Big River Johnson

R7 OUT. 2005
Recinto BRR Rocks

Billy Childish & The Buff Medways
The Black Lips
The Hells
Los Chicos

8 OUT. 2005
Recinto BRR Rocks

The Flaming Stars
The Dt's
The Coyote Men
The Magnetix

3 a 10 OUT. 2005
Galeria Municipal do Barreiro

Exposição "Altas Luzes" de Rita Carmo


ARTISTAS



"Like a fistfight between Jerry Lee Lewis and the Voidoids"
@ Melody Maker

Formados em 1994, os Flaming Stars são um dos expoentes máximos do Rock’n’roll Europeu. Provenientes de Londres e formados pelo ex-Gallon Drunk Max Decharné (teclas e voz), Joe Whitney (bateria), Huck Whitney (guitarra), Paul Dempsey (baixo) e Mark Hoskir (guitarra), os Flaming Stars já efecturaram digressões pela Europa, Japão e EUA. Editam pela Vinyl Japan (Europa) e pela Alternative Tentacles (EUA), sendo uma das bandas favoritas do falecido John Peel, com quem gravaram nem mais nem menos que 7 (sete!) das suas célebres “sessions”.
Pela primeira vez na península Ibérica, os Flaming Stars prometem encerrar o festival com chave de ouro. Imperdível!




“If you get off on rough, real music, then Billy Childish is your man.”
@ Kerrang!

Liderados pelo lendário Billy Childish (The Pop Rivets, The Milkshakes, Thee Mighty Caesars e Thee Headcoats), autor de mais de 100 discos, 30 livros de poesia, 2 novelas e 2000 quadros, os Buff Medways projectam o Barreiro Rocks para “outro campeonato”.
Wild Billy Childish & The Friends of the Buff Medway Fanciers Association (aka The Buff Medways) vêm de Kent para encerrar a primeira noite do Barreiro Rocks. Os Medways são: Billy Childish (guitarra, voz), o ex-Prisoner Graham Day (baixo, voz) e o ex-James Taylor Quartet Wolf Howard (bateria). Alguns dos registos dos Buff Medways foram editados pela Transcopic do “Blur” Graham Coxon que chegou a tocar bateria com os Medways.
Jack White (auto-denominado fã nº1 do britânico), pediu a Billy Childish para pintar os White Stripes ao vivo no TOTP, pedido que não foi aceite pela BBC. Quando subiu ao palco, Jack White tinha “Billy Childish” tatuado num braço como forma de protesto.
O título do cd “Impossible Princess” de Kylie Minogue foi retirado do livro "Poems To Break The Hearts Of Impossible Princesses" depois da respectiva autorização de Childish.
Kurt Cobain, The Hives, PJ Harvey, Robert Plant, Mike Leigh, Beck, Einsturzende Neubaten, são alguns dos muitos fans de Wild Billy Childish.
É uma pedrada no charco e é um orgulho para a Hey, Pachuco! apresentar pela primeira vez em Portugal o carismático líder do "european garage punk".




“The dT's are a foot-stomping soul survivor who rampages through the discographies of both the MC5 and Tina Turner while punching Ike in the face.”
Chris Knudsen @ KJHK

Os Dt's vêm de Seattle para o Barreiro, onde iniciarão a segunda digressão europeia no dia 8 de Outubro. Com a experiência e bom gosto do frenético guitarrista/compositor Dave Crider (dono da Estrus Records, ex-Mono Men e Watts), a espantosa voz de Diana Young-Blanchard (ex-Madame X), a locomotiva Phil Carter na bateria e o multi-instrumentista Scott Greene, os Dt's vão surpreender com o seu "Hard-Soul" – Tentem imaginar Janis Joplin e os AC/DC "abençoados" por James Brown...
Para fans de Bellrays ou Now Time Delegation!




“The garage punk group has a falling down sound as heard from '60's Texas comps featuring the 13th Floor Elevators and a lo-fi ur-punk sound…”
@ Outsight

Os Black Lips vêm de Atlanta e terminam no Barreiro a sua 3ª digressão europeia em 2 anos. Formados por Cole (guitarra e voz), Ian (guitarra), Joe (bateria e voz) e Jared (baixo, voz), os Black Lips têm dois álbuns editados pela mítica Bomp! Records e outro a caminho a editar pela conceituada In The Red Records. Se nos discos são excelentes, é nos concertos que os Black Lips arrasam com o seu “psychogaragepunk”, regado com enorme atitude, álcool e demência.
Só visto! Eles não mordem mas – cuidado! – não se aproximem demasiado.




“This is the hardest hitting garage rock I have ever heard to come from England.”
@ babysue.com

Os Coyote Men vêm de Newcastle preparados para destruir o palco do festival. Com 10 anos de história são uma banda incontornável no catálogo da Estrus Records por quem gravaram 2 álbuns e um duplo single. A discografia dos Coyote Men estende-se por 6 singles, 3 splits e 5 álbuns.
Garage rock no seu melhor – um constante convite à festa.




“The Hells bone-bruising boogie is irresistible. KKKK”
@ Kerrang!

Depois de fazerem parte do cartaz do cancelado Festival do Dragão, os Hells visitam finalmente Portugal. A expectativa é grande e não é para menos – com uma curta carreira gravaram um fabuloso EP que os lançou para uma viagem sem retorno – fama e sucesso – foram convidados pelo mestre John Peel para as “sessions”, tocaram em festivais de referência (Roskilde, the Leeds Carling Festival, SXSW Festival Austin, Texas) e por toda a Europa e EUA. No Outono deste ano será editado o primeiro álbum, “Love Sick Love”, gravado no Toe-Rag Studio e os media ingleses – que os comparam aos Kills, Yeah Yeah Yeahs ou White Stripes – estão expectantes com o que têm para oferecer aqueles que são considerados a “next big thing”, no que ao rock ‘n’ roll diz respeito.




“It's raw, sexy, and bitchy, just what you perverts need.”
@ Terminal Boredom

The Magnetix existem desde 1998, são Looch Vibrato (guitarra e voz) e Aggy Sonora (bateria), vêm de Bordéus e no Barreiro Rocks vão reduzir o rock and roll à sua essência mais primitiva. Assumidamente influenciados por Oblivians, Gories, Mummies, Beatman, Drags e Billy Childish, estes franceses vão surpreender...
Os seus concertos são uma descarga eléctrica de energia magnética com riffs abrasivos e ritmos sincopados com excelentes canções.
Tudo isto é audível em "Flash" o último disco gravado para uma das melhores editoras da actualidade - Yakisakana Records.



“A huge band – HUGE!”
Donald Trump*

Los Chicos são de Madrid e, se em disco são poderosos, ao vivo são espantosos. Detentores de grandes canções, atitude e energia a rodos, em Espanha são considerados a melhor banda "en directo" (ao vivo).
Já fizeram 3 digressões pelo Reino Unido e arrasaram. Talvez tenha sido nas terras de Sua Majestade que Beck os ouviu e os colocou no rol das suas bandas favoritas. Os Reis do Kalimotxo e do Gastropunk – Enormes!!!

*Este testemunho pode nunca ter acontecido.



“Me entraron ganas de venderles mi alma allí mismo.”
@ quantoyporquetanto.com

Este duo (Jesús Fargas e Juanillo Basura, guitarra e bateria respectivamente) toca um rock’n’roll primário, com alguma excentricidade extra. Com apenas um single e um split gravados são uma das bandas mais conceituadas no universo da música independente em Espanha. Isto deve-se ao facto de terem pertencido a bandas míticas na terra de nuestros hermanos como António Fargas e Thee Intoxicated Man. Estiveram presentes na 2ª edição do Barreiro Rocks e regressam este ano para a última festa de apresentação depois de uma bem sucedida digressão pela América Latina.





“Una de las bandas más interesantes, personales, misteriosas y crudas.”
@ El Beasto.com

Formados por Rut (Voz), Montse (Bateria), Emílio (Baixo) e Rodrigo (Guitarra) os Lascivos são uma das melhores bandas da Corunha.
Com um Ep editado em 2004 pela H-Records os Lascivos tocam Blues – os mesmos blues que tocavam os Birthday Party, Kid Congo Powers e Patti Smith. A isto podem juntar o desequilíbrio dos primeiros Dead Kennedys, a turbulência de Black Flag bem como a realidade crua de uma Lydia Lunch lúcida.
Poesia obscura, sonoridades primitivas e atitude.



"Os Ballyhoos são adeptos dos blues dos anos 50 e 60 e do punk (quando era punk mesmo) e tentam transpor tudo isso para o aqui e agora."
Rita Guerreiro @ Blitz

The Ballyhoos são um trio constituído por Johnny Intense (Big Muff e Voz); Mamma Iola (Bateria e Voz) e Nick Nicotine (Voz e Guitarra).
Originários do Barreiro, formados em 2000 e com um LP, um EP, um Split 7” e vários temas em compilações editados até agora, os Ballyhoos são uma das mais significantes bandas barreirenses. A sua formação – duas guitarras e uma bateria – transporta-nos ao verdadeiro espírito do Rock de garagem dos anos 60.
Uma mistura de Garage e Blues mais em força do que em jeito.






“Quem?”

Ladies and Genitals: Os reis do Surf-Mariachi – LOS SANTEROS!
Conjunto mítico do “under-desert” Mexicano, formado em 1977, Los Santeros invadiram a Europa faz agora, neste preciso minuto, 7 anos.
Nickie Santero (Guitarra); Chicken “Birdie” Joey (Baixo e Voz) e Fast “Eddie” Nelson (Bateria e estupidez a rodos), juntaram-se em Chihuahua, Mx., com uma única ideia na cabeça: beber e tocar rock’n’roll – sempre por esta ordem.
Depois da morte de Fast Eddie, da apropriação indevida de todos os bens da banda por parte de Nick, e da descida vertiginosa de Chicken ao sub-mundo do álcool, a banda reagrupou-se e decidiu permanecer em Portugal.
Los Santeros são art-surf; novo-riquismo-mariachi; slow-punk; death’n’roll pontilhista e a melhor desculpa para apanhar uma bebedeira.




“Muito Blues, muito MOJO, muito rock…”
@ Jazz, Blues & House Rhythms

Os Big River Johnson são uma banda com uma missão. Tocar o mais possível e reunir o dinheiro suficiente para fazer uma tour no Mississipi. Correr todas as encruzilhadas até encontrar aquela onde o diabo costuma armar estrago. Dar-lhe um arraial de porrada e sacar-lhe a alma do Robert Johnson de volta.
Oh Yeah!!!!



Um Americano louco com a maior colecção de singles soul e garage alguma vez vista.
Aproveitem.






“Alguém se lembra do que se escreveu sobre a única passagem dos Nirvana por Portugal, a 5 de Fevereiro de 1994? Claro que não. E aquela fotografia, que nem sequer é tecnicamente perfeita, alguém esquece depois de a ver? A música é uma paixão que não se esgota no som. E a Rita, porque tem sempre lá estado, trata dela com mãos de veludo.”
Pedro Gonçalves

A exposição "altas-luzes" reúne 39 das cerca de 200 imagens do livro homónomo editado em Dezembro de 2003 pela Assírio & Alvim, que retratam momentos únicos da história das actuações ao vivo em Portugal e de sessões fotográficas com artistas. Desde a data de edição do livro, já esteve patente em locais tão díspares como Lisboa, Porto, Gaia, Leiria, Bragança, Fundão, Aveiro, Évora e Moita.

BARREIRO ROCKS!

Localização:
Recinto no Largo da Nª Srª do Rosário [ao lado da Escola Alfredo da Silva], no Barreiro (20kms a sul de Lisboa)

Bilhetes à venda nos seguintes locais:

Carbono [Lisboa]*
Neon Records [Lisboa]*

Espaço Chapelaria [Barreiro]*

Hey, Pachuco! [Reservas]
212070164 / 963227683 [14.30h / 20.00h]
barreirorocks@gmail.com

*A partir de dia 15 de Setembro.

Preços:
Bilhete 1 dia - 10
Passe 2 dias - 15€

Como chegar?

De carro:
Saíndo da auto-estrada virar no segundo cruzamento com semáforos à esquerda.
Seguir sempre em frente, descendo essa avenida até encontrar o rio. Virar à direita, seguir em frente com o rio do lado esquerdo até chegar ao recinto do festival.
Pontos de referência: Escola Alfredo da Silva; Igreja de Nª Srª do Rosário; Avenida da Praia.

De barco e comboio:
Ao saír do terminal rodo-ferro-fluvial dirigir-se para o Pingo Doce (frente). Subir a passagem desnívelada e seguir sempre em frente, com o rio pelo lado esquerdo, até ao recinto do festival.

Onde ficar?

Pensão Residencial Princípe
Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre, 105 - 1ºEsq. e Dtº
Alto Seixalinho
212077209 / 212168565

Residencial Stº André
Rua Laura Ayres, 21
Qtª da Lomba
212148250/8

Contactos:
Hey, Pachuco! Recs.
barreirorocks @ gmail. com
21.207.01.64 / 96.322.76.83

www.barreirocks.com

5:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home