terça-feira, abril 11, 2006

Festival Santos da Casa 2006

2 Comments:

Blogger Billy said...

FESTIVAL SANTOS DA CASA

Numa altura em que a Rádio Universidade está a comemorar 20 anos, o mais antigo programa de música portuguesa, Santos da Casa (http://santosdacasa.blogspot.com), que vai para o ar todos os dias entre as 19h00 e as 20h00 em 107.9 fm ou em http://www.ruc.pt, organiza a sétima edição do seu festival. Em Abril e início de Maio, Coimbra vai ser invadida pela música portuguesa, com concertos, exposições e palestras. Paralelamente ao festival, que tem início a 19 de Abril, decorre no TAGV uma exposição de memórias de música portuguesa.

Um altar de santos
Teatro Académico de Gil Vicente
7 de Abril a 2 de Maio

Os concertos e as palestras
Dia 19 de Abril
Bar Galeria Santa Clara

18h30
João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa 22h00 Born A Lion Defying Control

26 de Abril
Bar Galeria Santa Clara

18h30
Rui Eduardo Paes (critico/jornalista/ensaísta) conversa sobre 20 anos de música portuguesa 22h00 Phoebus OCP (Operador de Cabine Polivalente)

Dia 29 de Abril
Fnac (Forum Coimbra)

22h00
Linda Martini

Dia 1 de Maio
Fnac (Forum Coimbra)

22h00
U-Clic


Dia 19 de Abril - Bar Galeria Santa Clara


18h30

João Peste (Pop Dell’Arte) conversa sobre 20 anos de música portuguesa

João Peste formou-se em Sociologia e está a tirar o mestrado de sociologia da música. Está ainda a escrever o livro "Os últimos dias da vida de Taríntio Gin" com as suas memórias pessoais. Os Pop Dell'Arte formaram-se em fins de 1984, em Campo de Ourique, tendo origem nas divergências que causaram o fim dos Ezra Pound. A formação inicial incluía João Peste (voz), Zé Pedro Moura (guitarra), Paulo Salgado
(baixo) e Ondina Pires (voz e bateria).
No início de 2006 a banda editou “Poplastik” um cd que comemora 20 anos de carreira. Entre singles, maxis e lps a banda conta com 10 registos, onde se destaca “Free Pop”, considerado um dos mais importantes discos de música portuguesa. João Peste foi fundador da Ama Romanta (já desaparecida), uma das mais importantes e revolucionárias editoras independentes nascidas em Portugal. Numa temporada em que os Pop Dell’Arte estiveram parados juntou-se a Jorge Ferraz e formou os João Peste & os Acidoxibordel. Colaborou igualmente com Jorge Ferraz e com os Wordsong.
(...)

22h00

Born A Lion

É um dos mais recentes projectos da Marinha Grande. Formados no decorrer de 2005, os Born a Lion são praticantes de um rock fortemente influenciado por um blues negro. A banda, formada por Rodrigo Cassiano (voz e bateria), Bruno Cantanhede (guitarra) e Zé Cariano (baixo), expressa-se em inglês e as letras que abordam são como a sua música, duras e expressam as dificuldades do dia-a-dia. Apesar da sua curta existência, a banda já conseguiu reunir um significativo grupo de admiradores, como se pode comprovar nos seus concertos. Actuam a 1 de Abril na final deste ano do Termómetro Unplugged.


The Other Side

Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional. "Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas. Recentemente venceram o concurso Formados em Castelo de Paiva em 1998, os The Other Side mantêm apenas um elemento da sua formação original, o guitarrista Hugo Lourenço. A banda está junta com a formação actual desde 2001. Com influências do rock dos anos 80, passando pelos Joy Division, Chameleons, The Sound ou Peter Murphy, o projecto tem vindo a evoluir ao longo dos anos, acompanhado por uma lista de concertos com algumas das bandas mais importantes no panorama da música nacional."Floating - walking" é o terceiro trabalho da banda, sucessor de "Without mind (1999)" e "Abscence as a state of mind (2004)", revelando a maturidade e experiência atingidas. Recentemente venceram o concurso Rocktaract realizado em Santa Maria da Feira.


26 de Abril - Bar Galeria Santa Clara

18h30
Rui Eduardo Paes (critico/jornalista/ensaísta) conversa sobre 20 anos de música portuguesa

Autor de vários livros sobre as músicas experimentais e improvisadas, sempre em relação com as demais artes e com temas da filosofia, da sociologia e da antropologia, Rui Eduardo Paes escreve para diversas publicações europeias, designadamente JL - Jornal de Letras (Portugal), Jazz.pt (Portugal), Oro Molido (Espanha) e Revue & Corrigée (França), mantendo ainda um website pessoal com entrevistas, artigos e críticas de discos em Português, Inglês e Francês (http://rep.no.sapo.pt). Foi um dos fundadores da Bolsa Ernesto de Sousa, a cujo júri pertence como representante da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e integrou a Comissão de Apreciação dos Apoios Sustentados de 2005-2008 para a região de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto das Artes - Ministério da Cultura Português, como especialista na área da música. Pertence à direcção da Granular, associação cultural sem fins lucrativos que tem como propósito promover o experimentalismo nas artes sonora e audiovisual portuguesa, e é consultor da loja, distribuidora e editora discográfica AnAnAnA.

22h00

Phoebus

Phoebus é o alter ego de Afonso Simões, músico português nascido no ano de 1980. Movido pelo seu interesse em música contemporânea nas suas várias ramificações começou a compôr digitalmente em 2003, sobre o nome de Phoebus, a partir de instrumentos acústicos, em particular guitarra. Em 2004, viu o seu ep de estreia ser lançado pela recém-criada Test Tube netlabel. Poucos meses mais tarde fez a sua primeira apresentação ao vivo no festival Elektronikaldia em San Sebastian no País Basco e desde então tem vindo a tocar por cá em Lisboa, Porto e Coimbra. Entretanto a musica que produz foi sofrendo mutações (assim como a própria maneira de viver e pensar o projecto) com o intuito de chegar ao ambientalismo puro, interesse central na obra de Phoebus (que tanto é criada pela manipulação de fontes orgânicas como de ondas puras/sintetizadas).

OCP (Operador de Cabine Polivalente)

João Ricardo (ocp) nasceu no Porto em 1973.
O seu percurso como músico começou aos 6 anos com o estudo do piano. Depois dedicou-se ao baixo eléctrico e à guitarra eléctrica, assim como à exploração de ferramentas tão diversas como a fita magnética e "trackers". A passagem por várias bandas de rock/metal e algumas incursões no campo da música experimental conduziram ao actual projecto sonoro ocp (operador de cabine polivalente). No advento do novo milénio trocou o curso de Direito pelo amor à música (e ao som) e viajou para Londres onde tirou o curso de operador de som na Live Audio Engineering. De volta a Portugal, criou a sua empresa de som e trabalhou como técnico "freelancer" para Serralves, Rivoli, Culturgest, Coliseu do Porto, etc. Durante três anos esteve ao serviço do Casino da Póvoa onde teve a oportunidade de trabalhar para/com artistas como Diana Ross, Bobby McFerrin, Chaka Khan, Wilson Pickett, entre outros. Actualmente, dedica-se à composição/produção/experimentação para multimedia; com Hugo Olim, forma a dupla Pygar. Dia 29 de Abril - Fnac (Forum Coimbra)

22h00
Linda Martini

Tudo começou em 2003 depois de terminadas as primeiras experiências sonoras dos vários elementos da banda em outros tantos projectos. Perto de dois anos em ensaios para criar uma linguagem própria numa língua comum a
todos: o Português. Nasce então, uma maquete de apresentação gravada nos estúdios Black Sheep com a produção de Fernando Matias. Meses depois e com apenas dois concertos no currículo (um deles, na Fnac do Colombo) assinam contrato com a editora/distribuidora portuguesa Naked para a edição de um ep e de um álbum para 2006. Desde Julho até ao presente mês, os Linda Martini têm criado um culto à sua volta. Inesquecíveis são as recepções na Fnac do Colombo e na Fnac de Santa Catarina (com mais de 100 pessoas a assistir), o concerto na festa do Avante (com uma assistência perto das 300 pessoas) e o "quase" concerto na faculdade de Letras de Lisboa em companhia dos The Vicious Five. O seu registo de estreia com data de lançamento agendada para o dia 24 de Abril tem já distribuição garantida em Maio, em países como a Irlanda, Espanha, Brasil, Inglaterra, Áustria, Suiça e Alemanha. A gravação e misturas foram feitas nos estúdios Black Sheep com produção de Fernando Matias. Antes do álbum de estreia foi lançado no dia 30 de Janeiro o ep Linda Martini que contém os temas: Este Mar, Amor Combate (single de apresentação), Efémera e Lição de Vôo Nº 1. Com produção de Fernando Matias e masterização de Niels Kinsella, dos God Is An Astronaut.

Dia 1 de Maio - Fnac (Forum Coimbra)


22h00
U-Clic

Os U-Clic são uma das bandas mais promissoras e entusiasmantes da nova cena musical portuguesa. Com base em Tomar, são um projecto de rock electrónico de forte componente visual. Invulgarmente melódicos e ritmados, confundem ao princípio o espectador, pela bizarra utilização da forma e da cor. O balanço vem logo a seguir, sem perder a razão. Depois de um primeiro ep com edição limitada (já esgotado) e diversos concertos pelo país que ajudaram a materializar o conceito de reunião do orgânico, do analógico e do digital, u-clic preparam a edição do primeiro álbum “Console Pupils”. Produzido por Miguel Urbano, captado no “White Room” e misturado por Miguel Urbano e U-clic, “Console Pupils” conta com 11 temas onde o ruído, o punk e a electrónica sabem a pop. Sonic Youth e Kraftwerk mantêm-se como duas fronteiras onde uma infinidade de influências e sons são conjugadas para criar uma personalidade musical em constante mutação. Ao vivo, fatos brancos servem de tela. Projecções concebidas pelo atelier de design M104 e executadas por Gonçalo Figueiredo (sequências, vj, coros), ilustram nos corpos e na tela as palavras de Filipe Confraria (voz e moog) e os sons de Luís Salgado (analógicos, guitarra, vocoder). Com a consola como protagonista e sem perder a noção do formato canção, a liberdade de experimentar é levada ao limite. Alguns temas de “Console Pupils” já rodam nas rádios mais atentas. Edição inícios de Maio...







---------------------------------------------
Programa Santos da Casa
Fausto da Silva & Nuno Ávila

ENVIO MATERIAL
Apartado 4053
3031-901 Coimbra

BLOG
http://santosdacasa.blogspot.com
EMAIL
santosdacasa@ruc.pt
---------------------------------------------
Rádio Universidade de Coimbra - RUC 107.9 FM
http://www.ruc.pt 20 Anos - 1986/2006
---------------------------------------------
Emissão Online: http://www.ruc.pt/emissao.php
---------------------------------------------

8:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

webhosting BLOGGGGGGGERS

I would like to tell everyone I know about a new web site for webhosting... If you are looking on ways to mkae money starting a business and need a site to host it on . Visit http://webhost11.com/ Today

9:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home