sexta-feira, junho 30, 2006

Rome Nine Roses em entrevista


Os Rome Nine Roses (RNR) são uma curiosa banda de Lisboa/Cascais formada em 2005, com uma sonoridade próxima dum rock em estilo gótico, que por vezes ‘navega’ na new wave (com claras influências de algumas bandas dos anos 80).

Por vezes, sente-se que existem numerosas bandas deste universo musical, mas que pouca ou nenhuma consistência têm, especialmente pela seriedade e duração dos projectos...

Este projecto renascido dos Everain, já actuou num considerável número de bares e discotecas um pouco por todo o lado...

Os RNR contam neste momento com Pedro Corte-Real na voz (e guitarra), Steeve Gresse na guitarra, Paulo Duarte na guitarra-baixo e Ridu na bateria...

Por meio de uns copos numa esplanada de Oeiras, troquei umas impressões com o vocalista Pedro Corte-Real sobre esta corajosa aventura no tão difícil meio musical português...

Seguem algumas frases dessa descontraída entrevista:

Gothic Blues Gospel Rock..penso no fundo que é aleatório, o que fazemos é Rock ,..com intensidade e tensão...

...o “All the Cats” por exemplo é uma parodia ao rei do Rock ..O Elvis e ao seu movimento de ancas..á dança em geral...

...tocámos no Culto por duas vezes , uma casa com ambiente fantastico, no extinto rock house em Alenquer, Na catedral do Punk ..O lotus Bar.. O concerto que mais gostei foi no Via Latina em Coimbra...

...existem mais dois temas..um que por alguma razão me faz lembra Pixies esses ainda com um maior potencial radiofonico...

...todos somos Punk rockers...



Podem ler todas as perguntas e devidas respostas na íntegra, clicando em "Comments" já abaixo...

1 Comments:

Blogger Billy said...

Rome Nine Roses - entrevista

Os Rome Nine Roses (RNR) são uma curiosa banda de Lisboa/Cascais formada em 2005...

Por meio de uns copos numa esplanada de Oeiras, troquei umas impressões com o vocalista Pedro Corte-Real (PCR) sobre esta corajosa aventura no tão difícil meio musical português...


Billy- A vossa página na net refere-se ao som da banda como Gothic, Glam, New Wave, mas numa descrição do vosso som, vem mencionado que a melhor definição é ‘Rock Experimental’... Apesar das várias ‘etiquetas’ que se teima sempre em aplicar às bandas, queres definir mais um pouco a vossa sonoridade?

PCR- Deves ter visto isso na nossa pagina no myspace, sem duvida que na semana que vem poderá la estar outra definição parecida , talvez Gothic Blues Gospel Rock..penso no fundo que é aleatório, o que fazemos é Rock ,..com intensidade e tensão isso sem duvida embora na sua génese muitas das nossas musicas começaram com brincadeiras acústicas ..algumas ainda dos tempos dos Everain ..que eram um duo electro acustico ..coisas muito calmas ..mas que tomavam uma direcçaõ alienante na sala de ensaio. Agora se pegares numa banda onde um elemento ouve Blues-Rock , o outro punk , o outro nem sei bem e eu sou um pouco complicado como cantor só oiço estilos ou bandas que me agradam as vocais..consegues perceber que a coisa só se resolve indo para o ensaio e ver o que sai.



Billy- A temática (geral) dos vossos temas gira em torno do quê? Pergunto isto, para que não se compreenda um outro sentido ao que querem transmitir, como por vezes acontece... se é que têm algo a transmitir...

PCR- Claro que temos mas não de uma maneira pensada , o tema “Darkstar” por exemplo surgiu de um improviso na sala de ensaio, o Steeve transformou-o numa canção, quando a oiço agora penso que é algo emocional pois fala de uma mulher ..para mim que escrevo as letras.para uma rapariga poderia ser um homem ..ou então talvez nem verse uma relação amorosa .. mas está tudo sub entendido quando o assunto é assim emocional poderá ter havido uma situação que se tenha passado e por vezes venho a isolar aspectos e situações que inconscientemente contribuiram para essa ambiencia emocional + negra da musica..embora no fundo seja tudo enorme tripe de electricidade e o objectivo seja curtirmos a energia da musica..acaba por ser uma catarse mas no fim do dia ..ao gravares as tuas musicas ou ao tocares ao vivo acaba tudo por ser muito divertido, o “All the Cats” por exemplo é uma parodia ao rei do Rock ..O Elvis e ao seu movimento de ancas..á dança em geral. Essas são para já musicas que andamos a divulgar na net e não poderiam liricamente ser mais diferentes..Existem claro muitas outras mas não seria pratico explicar as variações liricas de tanta musica que já temos feita.



Billy- A banda já existe há mais de um ano... tens ideia de quantos concertos já deram e podes-me dizer alguns lugares onde actuaram?

PCR- Acho que no ano passado demos uma dezena de concertos ,,isto sem nada de gravado alem de duas faixas de produção caseira..foi uma especie de baptismo e fomos a sitios bem diferentes e o saldo foi positivo, tocámos no Culto por duas vezes , uma casa com ambiente fantastico, no extinto rock house em Alenquer, Na catedral do Punk ..O lotus Bar.. O concerto que mais gostei foi no Via Latina em Coimbra , a banda estava em grande forma e o publico era incrivel para uma Segunda á noite ..acho que este ano nos fez bem parar e concentrar-nos em gravações se bem que ainda queremos tocar ao vivo este ano..não que compense nesta fase ..mas porque é muito divertido e porque Sim.



Billy- A postura da banda é ambiciosa, sempre envolvida em gravações de demos e na perspectiva de uma futura edição... há algo formal nesse sentido?

PCR- Nada mais do que conversas de café,..alem de ainda não termos apresentádo directamente o nosso trabalho ás editoras ..de 6 faixas que gravámos recentemente só duas é que a banda aprovou ..ou é porque um baixo isto ou é uma guitarra que não nos agrada, não somos perfeccionistas em exagero, até queremos é simplificar as coisas mas quando tens uma má mistura há que recomeçar,.. para já tambem estamos ocupados a gravar mais seis temas. Arranjar uma estrutura e apoios para promover o nosso trabalho seja através de um manager ou uma editora claro será o ideal.



Billy- Nesta última demo, o tema “All The Cats” parece-me obviamente um single para um eventual avanço promocional... concordas?

PCR- Sim quero ver se avançamos com uma edição promocional que inclua esse tema que atá acho radiofonico no bom sentido, mas posso-te dizer que existem mais dois temas..um que por alguma razão me faz lembra Pixies esses ainda com um maior potencial radiofonico.



Billy- Consegues ver algum paralelismo no universo dos RNR cá em Portugal, vislumbras alguma outra banda que possa fazer parte dum estilo aproximado da tua ou apenas manténs amizade com bandas que já partilhaste o palco sem sentires uma ‘empatia’ musical?

PCR-Eu acho que nós vamos beber a varias fontes e então empatia musical é algo facil de sentir por algumas outras bandas.. Bem amizade é sempre bom que não se restringa ás pessoas com que tens empatia musical..posso ver uns tipos a tocar algo que não me aquece nem me arrefece e a seguir ir tomar uma cerveja com eles..todos somos mais do que só musicos ,. Uma vez uma banda de Thrash death metal abriu para nós.e é sempre bom partilhar experiencias musicais e não só .A nivel de bandas que acabei por descobrir ou conhecer melhor através dos Rome Nine Roses saliento os Phantom Vision .. para quem já chegámos a a abrir.. para mim um caso de persistencia e excelencia no rock Gótico Português..acho-os simplesmente geniais ..os The Profane Joy Of Music..uma banda de rock altenativo de Coimbra muito simfónicos e interessantes especialmente ao vivo. São bandas organicamente e esteticamente diferentes de nós mas não há uma cena gótica em Portugal a nivel de bandas, não há uma cena Alternativa fora dos ditames das rádios..Não há uma cena Hip Pop organizada como nos USA talvez haja cá uma cena Punk á custa do esforço de pessoas como tu..e pelo proprio espirito militante do Punk mas tudo o resto é uma Ilusão existem sim nichos de pessoas que curtem uma certa opção estetica e algumas bandas ..eu para mim estou-me a cagar quero é continuar e tentar levar a nossa musica um degrau acima continuamente , conhecer bons musicos, e fazer e ouvir musica excitante. Mesmo que seja um acto de fé ou de loucura aqui em Portugal.



Billy- Para um futuro imediato, o que desejam alcançar, quais as perspectivas ou prioridades principais?

PCR- Bem..estamos numa fase em que vamos terminar as gravações em Julho, acho que a divulgação com mais concertos será o passo lógico ,..e decidir em que suporte e de que maneira queremos divulgar o nosso trabalho.



Billy- Para finalizar, o que queres dizer com "Punk has 3 Chords ..we have 4" , pá???

PCR- Eh pá isso são só frases ..mas acho que embora tambem escrevamos com muitos acordes algum do meu material favorito desta banda é muito Punk ..três quatro acordes ..a proposito de punk deixa-te dar os meus parabens pelo teu Blogue ..excelente iniciativa que já deu frutos e deixa-me dizer-te que quero a minha tshirt billy-news para usar na proxima vez que subir-mos a um palco..todos somos Punk rockers. Até o John Lenon era ..por isso é que as canções do Paul Mcartney eram uma seca.


*********************************

Rome Nine Roses

Contacto: romenineroses@gmail.com

Site: www.romenineroses.altpro.net

Página no myspace: http://www.myspace.com/romenineroses

*********************************

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home