domingo, agosto 13, 2006

Aqui D'El Rock no myspace


A memória dos Aqui d’el-Rock, também já tem um lugar seu no MySpace

http://www.myspace.com/aquidelrock

Para já, e para além de 12 fotos, podem-se também ouvir e carregar os históricos temas “Há que violentar o sistema” e “Eu não sei” em novíssimas remasterizações.

Para uma observação mais detalhada http://www.aquidelrock.pt, é o endereço do site oficial da banda pioneira do fenómeno Punk em Portugal.

1 Comments:

Blogger Billy said...

Retirado do myspace da banda:

About aquidelrock

"jc Serra - Eu acho pessoalmente que o grupo não vai durar muito tempo..." (in "Música & Som" nº 46 de Abril de 1979)

Quando em 1977 os Aqui del-Rock nasceram, foram apelidados de oportunistas pelos que em Lisboa se auto-proclamavam de punks autênticos uns certos betinhos da Av. de Roma e seus acólitos.

Dois dos elementos fundadores da banda, jc Serra e Fernando Gonçalves, já se tinham juntado em 1972 quando formaram a sua 1ª banda.

Eram oriundos do mesmo bairro, o do Relógio, bairro que viria a tornar-se um dos mais marginais de Lisboa e que já nos anos 90 foi demolido, devido sobretudo à continuidade e gravidade dessa marginalidade, e dos enormes problemas sociais que originava.

Integravam a banda na sua formação original, a que se apresentou no seu 1º concerto no C.A.C.O. (Clube Atlético de Campo de Ourique), os já referidos Serra (bateria) e Fernando (baixo), o Alfredo Pereira (guitarra), os três que já faziam parte de uma formação anterior (Osíris), e o Oscar Martins (voz e guitarra), colega do Alfredo na Faculdade de Economia de Lisboa (I.S.E.), que se juntou aos demais precisamente para completar e lançar o projecto Aqui del-Rock.

A concepção da banda foi na verdade fruto de uma conjugação de circunstâncias, que levaram o seu colectivo a achar-se no direito de reclamar o espírito do movimento punk como sendo seu também, já que esse espírito representava na sua essência algo que tinha a ver com o sentir do grupo, ou seja, uma grande revolta quer em relação à cena rock nacional e internacional da época, quer em relação à organização da sociedade em geral, além de que poderia eventualmente ajudar a descobrir vias por onde pudessem fazer passar os seus ideais musicais.

Entre gravações e espectáculos, e apesar de terem conseguido alcançar alguns feitos que outras bandas rock em Portugal nunca antes haviam alcançado em tão curto espaço de tempo, o grupo não foi capaz de assumir o profissionalismo que se impunha e traçar um rumo definido e definitivo, que o fizesse ultrapassar as dificuldades e o ajuda-se a impor no meio musical português, já de si pequeno, confuso e numa fase de muita competição.

Por essa ocasião ainda, acentuaram-se as já notórias diferenças de expectativa de vida no seio dos elementos do colectivo, que aprofundaram o crescente défice de articulação, de liderança e de ambição, causas principais para o inglório e gradual desmembramento e fim do projecto iniciado em 1977.

Dos Aqui del-Rock fica no (a)final, algo mais para lá do grito... "Há que violentar o sistema"

4:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home