quarta-feira, outubro 25, 2006

Dawnrider e Noxagt na ZDB - Doom sessions

Terça-feira dia 31 de Outubro às 23h00
Bairro_Alto_Metal_Sessions


Noxagt (NO)
Dawnrider (PT)


Noxagt
Provenientes de backgrounds tão diversos quanto o free jazz e o black metal, os Noxagt editaram no final do primeiro semestre do ano o seu terceiro disco, desta feita homónimo, pela Load Records dos Lighting Bolt e dos Sightings. Guitarra seca e de distorção dilacerante, um baixo eléctrico que parece ter o poder de desfazer todos os intestinos do mundo em meio segundo e uma bateria de neandertal sofisticado são receita certa para uma das grandes sessões de «headbanging» do ano.
Perfeito para quem admira um ou todos os nomes seguintes: Zu, Burzum, Sonny Sharrock, família Brötzmann, Sabbath ou Kyuss.

+ info: Noxagt
+ myspace: Noxagt

Dawnrider
"A história dos Dawnrider inicia-se quando F.J. Dias e J. Barrelas começam a pensar em escrever música lenta e pesada utilizando influência de Heavy dos anos 70 e de Doom (têm estado a tocar em várias bandas desde 1991). Falaram com o baterista dos No-Counts D.O.M., Victor Silver (F.J. também cantava nessa banda), que entrou imediatamente na banda.
Hugo C. Foi o outro guitarrista a entrar na banda, já que F.J. também estava a fazer planos com ele para formar um projecto de Heavy/Doom. Entretanto J. Barrelas estava a tocar com o projecto de Heavy de Samuel Rebelo, Dancing Crow, daí resultando um convite – ganharam um baixista e um par de canções.
Os assaltos sónicos tiveram início em Março de 2004, e após alguns meses a banda começou a trabalhar em novos arranjar para as primeiras canções. As coisas começaram a ganhar forma e apareceram os primeiros originais, para lá de duas «covers» planeadas para serem gravadas no futuro. Em Abril de 2005 a banda grava as suas duas primeiras canções, co-produzidas por Samuel Rebelo e Ricardo Espinha (que trabalhou com Icon & the Black Roses), e F.J. com Hugo formam o selo de Doom-Metal, denominado Blood & Iron Records, que lançou o 7" EP de estreia dos Dawnrider, num split com a banda de Doom de Maryland, os War Injun, em Junho de 2005.
Os Dawnrider nascem de um conceito híbrido derivado da sua obsessões pelo Heavy Rock/Psych dos anos 70, admiração por Doom de Maryland, misturado com um vibe de Metal «old school» com uma mensagem positiva, trazida por um guerreiro imaginário da liberdade a trilhar estradas, batalhando espíritos malignos e destruindo a condição humana oprimida." Dawnrider Press Release

+ info: Dawnrider
+ myspace: Dawnrider

Entrada: 7.5 €