terça-feira, janeiro 16, 2007

BN3- 3 perguntas a Gil (Ervas Daninhas)


Mais uma vez, aqui fica o BN3, as três curtas questões que vou colocando ao pessoal que anda activamente a transmitir algum tipo de mensagem, daí questionar descontraidamente essas pessoas...

O Gil é o vocalista e mentor dos Ervas Daninhas, banda punk do Pinhal Novo, na margem sul do Tejo (bem perto de Lisboa).

A banda regressou em força em 2006 e tem espalhado a sua semente um pouco por todo o lado...

Coloquei-lhe umas perguntas exactamente sobre a sua banda...

BILLY- Os Ervas para além de terem lançado várias demos, andam na estrada já há algum tempo... apesar de alguns contratempos, com paragens e mudanças de formação, conseguiram ter um ano positivo em 2006... concordas ou toda a actividade ‘soube a pouco’ para vocês?

GIL“sabe sempre a pouco...”. Os Ervas são essencialmente uma banda de concertos e é no palco que nos sentimos bem.

2006 foi um ano de viragem na banda, com 2 elementos novos, que vieram dar um novo impulso e permitiu alargar os horizontes, que já há algum tempo andavam muito cinzentos. De facto foi um ano positivo, pois criamos novas musicas para o reportório, conhecemos muitas pessoas e fizemos vários concertos um pouco por todo o País. Alguns concertos correram muito bem, outros foram uma desgraça, mas os Ervas são mesmo assim.

A nível de actividades extra-banda, conseguimos organizar 3 concertos de beneficiência e lançar a fanzine nº2 com toda a história da banda e muito mais.

BILLY- Hoje em dia, a ajuda do myspace torna-se preciosa para qualquer banda e quando vocês conseguem disponibilizar todos os temas neste espaço, torna-se óbvia uma completa divulgação do som da banda, especialmente com a inclusão de um tema mais recente, o excelente “Pedras Da Calçada”... sentiste esse feedback?

GIL Totalmente. O myspace funciona como uma catapulta para qualquer banda. No caso dos Ervas, senti também que nos deu uma visibilidade muito grande e o facto de estar lá toda a discografia da banda, ainda ajudou mais, pois permite que as pessoas possam avaliar a evolução ou regressão da banda a nível musical. Temos tido muitos convites para concertos via myspace. Infelizmente, não podemos ir a todos. Também nos tem ajudado a divulgar os nossos concertos e actividades. Acho que de momento, o myspace é o que está a dar...mas, atenção: o antigo punkpt.com (actual xuxajurássica.com), o Billy News, a nossa mailling list via e-mail, grita.pt.vu entre outros foram, são e serão sempre fundamentais para a promoção dos Ervas.

Penso que o tema “pedras da calçada” caíu bem no ouvido do pessoal e tem um ritmo e letra que eu adoro: “à la Varukers”. Tem sido agradável ler ou ouvir coisas boas sobre este tema. Gostaria de escrever sempre temas assim, mas infelizmente a minha cabeça não dá para mais ;)

Mas, os Ervas Daninhas, são “Orelhas ratadas, são perigos de morte, são bares da GNR, são punk’s unidos, são hipocrisia”..são 20 e tal canções simples, rápidas e básicas...

Para finalizar: Não são só coisas boas, pois deve haver muito pessoal que visita o nosso myspace e deve apanhar medo com as nossas músicas, sejam eles punk’s ou betos.

BILLY- Este ano os Ervas Daninhas comemoram 6 anos de actividade, o que já dá para ter um noção de como funciona o meio musical português (seja underground, alternativo ou o que se queira chamar) e também adquiriram alguma experiência ao vivo...

Têm planos para alguma comemoração especial, ou apenas pretendem actuar activamente pelo país fora?

GIL- Em fevereiro, comemoramos 6 anos de banda. Estamos a organizar uma festa no “barracão” em Pinhal Novo, com 2 ou 3 bandas aqui da zona e muita musica ambiente para acompanhar a cerveja. Convidamos todos os amigos a aparecerem. A data e bandas serão divulgados em breve. Temos também a fanzine nº 2, para comemorar os 6 anos de banda.

Para 2007, pretendemos começar a gravar o Cd no inicio de Julho e posteriormente começar a tocar ao vivo para promover o Cd. Até lá, vamos ficar na sala de ensaio a batalhar para as gravações correrem bem. Tocar no estrangeiro, talvez para 2008, com passagem por Espanha e Brasil.

Temos acompanhado a evolução do underground Português e o que sentimos, é que estamos a melhorar em muitos aspectos e a piorar noutro. Melhoramos na qualidade dos meios utilizados para concertos, na quantidade de espaços para tocar, na promoção das bandas via internet e as bandas estão a voltar a tocar o genuíno rock Português. Tem-se verificado ultimamente o surgimento de ínumeras bandas punk/Hc por todo o País, o que indicía que o movimento está como sempre, bem de saúde.

Quanto à qualidade das bandas, gosto de todas. Sou vicíado em bandas punk Portuguesas, tenham 2 dias ou 30 anos, tenham demo gravada no fundo do poço ou Cd muito bem produzido.

O que acho negativo, é todo o tipo de música com batida mais forte neste momento ser considerada punk...tudo é punk, tudo é irreverente, tudo é moda! Módinhas tiriri é que não!

Continuamos a manter o aspecto de sermos sempre poucos...mas bons.

Os Ervas tentam extrair o melhor que há nos concertos/musica: fomentar a amizade entre bandas e com o público.

BILLY- Ok, uma mensagem final para o pessoal que lê o Billy News e para quem possa futuramente ir ver os Ervas Daninhas ao vivo...

GIL – Continua a ler o Billy News, talvez o único meio alternativo de informação dedicado 100% ao punk nacional. De vez em quando, lá estamos em noticia, e ficas a saber as nossas novidades.

Se algum dia fores ver um concerto nosso, não te assustes com o que possas ver e ouvir...afinal, somos os Ervas Daninhas!

Bom ano para todos.

Obrigado Billy, pela aportunidade,

Long live punk,

Gil


Ervas Daninhas no myspace:

http://www.myspace.com/ervasdaninhasz