quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Underworld - edição especial #1 atrasada

A edição especial da Underworld-Entulho Informativo com oferta de um CD sofreu um atraso, mas vai estar disponível no próximo dia 23 de fevereiro...





Numa nova etapa na arquitectura do Underworld, a partir deste número inaugural em 2007, a revista será acompanhada de um CD com propostas das novas músicas que por cá se fazem. A rodela musical, baptizada de Entulho Sonoro, será um exame pelas práticas contemporâneas das novas músicas dentro de uma matriz rock, seja lá qual for a linguagem actual, mas que pode ter há muito ultrapassado, esconjurado, triturado ou reciclado essa matriz inicial.

A assemblagem de música num disco, que ultrapassa os propósitos compilatórios, pode reassumir-se como um objecto de identificação em relação aos leitores da Underworld. Não será a música perfeita, agradável a todos os ouvidos e sensibilidades. Não são clássicos passados ou presentes, ou potenciais espécimes da next big thing. Não é essa a ideia.

O Entulho Sonoro examina a narração entre as linguagens verbal e musical, entre a teoria e a prática material. Desenhado para funcionar como uma releitura da própria revista, apresentará projectos habilitados a uma exposição que ultrapassa as páginas da Underworld, assumindo-se como uma dinamização sonora da informação. Mas terá igualmente vida própria, não sendo apenas um apêndice da revista.


Com edição e distribuição limitada a 2.000 exemplares em seleccionados pontos de distribução, configura-se desde já que o Entulho Sonoro será muito rapidamente uma desejada peça de colecção, quer pelo número de rodelas a circular, quer pelas propostas musicais, quer ainda pela particularidade da continuidade temporal. E é gratuito.


Neste Entulho Sonoro #1, mais importante que os nomes a (re)descobrir, é a variedade das peças que importa, algumas mais conhecidas, outras nem por isso, outras inéditas. A abrir o apetite para os quase 80 minutos de som, encontra-se uma verdadeira raridade inédita dos Mão Morta, que remonta à pré-história dos bracarenses. Mas há muito mais nesta edição #1. Cabe a vocês descobri-lo.


ENTULHO SONORO 1/2007
Mão Morta, [f.e.v.e.r.], Ho-Chi-Mihn, Jazz Iguanas, Born a Lion, Spincity, MQN, Phazer, The Ladder, Namek, Twentyinchburial, July 13, Albert Fish, Target 35, Equaleft, CineMuerte, Men Eater, Process of Guilt, Budhi, Ion, Euthymia + Kenji Siratori

www.underworldmag.org