segunda-feira, abril 14, 2008

Ministry “Cover Up” – review

Depois de terem lançado no final de 2007 o pesadíssimo álbum “The Last Sucker” e de terem anunciado o fim da banda para o final deste ano, os Ministry editam agora “Cover Up” um disco de versões reconstruídas pela mente de Al Jourgensen, afinal o ‘sr. Ministry’ por excelência.

Apesar da longa tournée mundial anunciada (há rumores da vinda da banda a um festival no Porto) e já iniciada, arranjaram tempo para lançar mais um grande disco.

CD 2008 – 13th Planet/Soulfood/Compact Records

“Under My Thumb“ abre com a versão do tema dos Rolling Stones, numa alusão aos anos oitenta, que realmente retracta a época de início dos Ministry (a primeira edição foi em 1983), um tema balanceado não muito longe do original (mas não tão perto), mergulhado nos teclados com andamento bem ao estilo dos Ministry...

“Bang A Gong “ continua na senda dos anos setenta, com o peso das guitarras a ‘comandar’ o tema dos T-Rex, salientando-se os habituais devaneios vocais de Jourgensen.

O terceiro tema “Radar Love” (originalmente dos Golden Earing) deixa-nos um sorriso na cara com um reconhecido tema ainda da década de setenta, alterado o suficiente e com a bateria em domínio.

“Space Truckin' “(dos Deep Purple) é mais aproximado ao original, pelo menos com a vocalização, numa versão revigorada...

“Black Betty” (um original dos Ram Jam, lançado em 1977) traz-nos mais uma curiosidade num momento algo revivalista, com um toque especial à Ministry...

Logo de seguida vem o tema “Mississippi Queen” (dos Mountain), um dos melhores momentos do disco, com o estigma rock’n’roll bem delineado e um grande balanço, resultando numa sonoridade fascinante.

Se o tema original dos ZZ Top já era excelente, “Just Got Paid“ torna-se aqui uma agressão maquinal e envolvente, com a ‘costela rock’ camuflada pela electrónica e pela vocalização pesada de Al, resultando perfeitamente com um riff adicional extremamente hipnotizante, aproximando-se da sonoridade dos últimos trabalhos da banda.

“Roadhouse Blues“ é velocidade pura, desenfreada e maciça que aos primeiros segundos faz com que o Jim Morrison dê voltas e mais voltas lá na sua última moradia. A cover dos Doors fez parte de “Last Sucker” e é simplesmente uma ‘corrida’ frenética que nos arranca a alma! Até a harmónica de Al asfixia. Toda a maquinaria e marcação sonora arrasta-nos como que por uma ‘escadaria abaixo’, onde só paramos quando se ouve o último suspiro do tema. É expressamente proibitivo ouvir este tema em nível decibélico reduzido...

“Supernaut” é o tema que fez parte do tributo a Black Sabbath com o projecto 1000 Homo DJ’s (não exactamente como Ministry, mas o encaixe faz todo o sentido). Alterado quanto baste, traz-nos à memória uma sonoridade característica dos trabalhos de Al Jourgensen no início dos anos noventa com os vários projectos em que esteve envolvido.

Respira-se um pouco com ”Lay Lady lay”, uma grandiosa versão de um tema de Bob Dylan, num registo lento e cheio de efeitos vocais, tornando-a estranha e distante do original (que surgiu no álbum “Filth Pig“ de 1996) que nos faz acompanhar o ritmo de início ao fim.

Melhor final para este disco era impossível. “What A Wonderful World” (tema popularizado por Louis Armstrong e já sujeito a versões rock como por exemplo a de Joey Ramone no seu álbum póstumo). É sem dúvida a ‘cereja no topo do bolo’, uma lenta versão desconstruída, caótica e apocalíptica após a ‘destruição sonora’ de todo este disco. O piano em tom ‘delico-doce’ marca o ritmo com a voz rouca e cansada de Al a espalhar a paz e a harmonia em tom de final de carreira. Mas quando menos esperamos, o tema dispára e acelera com guitarras e bateria em alto nível. É o que Jourgensen gosta de fazer... surpreender-nos.

Há ainda momentos sonoros de 'short slow' e 'short long version' deste tema final, como extras...

Este é um grande final para os Ministry, que com uma grandiosa carreira trouxeram a fórmula ‘rock industrial’ ao mundo e a popularizaram ao exercer influência em inúmeras bandas.

“Covers Up” é um disco obrigatório, mesmo para os fãs acérrimos, os três temas já existentes na discografia da banda não retira nem uma ‘lasca’ à imagem deste lançamento de versões que tem tanto de variedade como de interesse.

Há a salientar as participações de amigos próximos e companheiros de vários projectos como Sin Quirin e Josh Bradford (Revolting Cocks), Burton C. Bell (Fear Factory), Thomas Victor (Prong) e o entretanto falecido Paul Raven, nesta excelente ‘compilação de temas rock' adornadas ao estilo personalizado desta banda, que conta já com 26 anos de existência!

É incrível assistir assim ao final duma banda com um disco destes, cheio de ‘power’ e festivo ao mesmo tempo, mas tudo indica que será mesmo o último registo dos Ministry.

“Cover Up” chega hoje às nossas lojas!!!


Tracklist:

1. Under My Thumb (Rolling Stones Cover)
2. Bang A Gong (T Rex Cover)
3. Radar Love (Golden Earing Cover)
4. Space Truckin' (Deep Purple Cover)
5. Black Betty (Ram Jam Cover)
6. Mississippi Queen (Mountain Cover)
7. Just Got Paid (ZZ Top Cover)
8. Roadhouse Blues (The Doors Cover)
9. Supernaut (Black Sabbath Cover)
10. Lay Lady Lay (Bob Dylan Cover)
11. What A Wonderful World (Louis Armstrong Cover)
12. What A Wonderful World (Short Slow Version)
13. What A Wonderful World (Short Fast Version)
14. Willie Stigmata

Podem ouvir actualmente um preview de “Cover Up” (aproximadamente 30 segundos de cada tema) acedendo a...

http://www.myspace.com/ministrymusic


Sejam bem vindos ao ‘estranho mundo’ de Al Jougensen...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

amigo Billy, esta review convenceu-me definitivamente.
Regista: Eu quero um CD destes animais!!!

7:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home