quinta-feira, janeiro 29, 2009

Capitão Fantasma "CF720" - review

Os Capitão Fantasma são sem dúvida aquilo que nós temos de mais próximo dos Cramps, cá pelo nosso país...

A banda do carismático Jorge Bruto comemorou 20 anos de actividade (non-stop) com esta edição que é dedicada aos fãs... mas não só!

A edição de «CF720» contempla um EP em formato CD com 7 temas novos (que demonstram a boa forma que a banda se apresenta actualmente, refinando cada vez mais a sua sonoridade) que resultam em pleno, mas também um completíssimo DVD.




O tema inicial do disco é "Ratoeira", excelente 'cartão de apresentação' para os CF sintonizados em 2008.

Todos os temas têm por base o rock'n'roll puro e duro, mas há sem dúvida uma 'costela' punk no ritmo e na energia que se sente e mesmo transborda, ao longo de todo o disco...

"Assassino Fantasma" remete-nos para uma sonoridade quase cinematográfica com a ultraviolência, droga, sexo e o 'prazer de curtir' como sintonia...

"Ópio, Sexo, Jogo e Rock'n'Roll" segue a mesma toada mas num balanço rock mais tradicional, é sem dúvida um dos melhores temas do disco, talvez naquele em que mais recordo o 'estilo Cramps'...

E o EP termina da melhor forma, "À Margem Da Lei" é quanto a mim o melhor tema do disco!

Desde o primeiro balanço, com a voz meio rouca de Bruto, que o tema apela à agitação, à confusão e ao 'slam-dance', como que se nos arrastásse escada abaixo...

A letra é excelente, a música 'mexe' e qualquer fã de punk, rock e derivados, vai abanar a cabeça ao som de "À Margem...", o tema ameaça já ser um clássico (em minha opinião, bem maior que o longínquo "Hu-Uá-Uá"). Que grande final.

Quanto ao DVD, traz-nos 'só' 3 vídeos ("Se Eu Enlouquecer", "Cidade Suja" e "Nem 20 Anos") e imagens ao vivo de 3 espectáculos da banda, no Festival Optimus Alive em 2007 (onde obtiveram excelente reacção do vasto público), na sala lisboeta Musicbox e ainda no extinto O Culto, em Almada (nessa noite actuaram na primeira parte de The Meteors).

Para quem conhece minimamente os temas antigos e a história da banda, estas imagens 'explicam' bem como os Capitão Fantasma se portam em palco, com o ritmo contagiante e com os devidos feedbacks, mas também com um 'mosntro de palco' chamado Jorge Bruto, que é reconhecido por muitos (já há muito tempo) como um dos melhores 'performers' nacionais.

Sendo assim, esta edição não é só para os fãs, mas também indicada para os 'curiosos'!

Esta 'prova-viva' só demonstra que a banda está no caminho certo com passos bem seguros, abrangendo um leque bem diversificado de fãs, que já lhes apelidaram de 'Motörhead portugueses'... e talvez não seja tão descabido quanto isso.

De aplaudir está também a Raging Planet, que nesta altura do campeonato (de todas as dificuldades editoriais) se atreve a lançar esta completíssima edição em formato CD+DVD.

CD+DVD Raging Planet 2008


Podem obter mais info sobre esta edição, clicando em "Comments" já abaixo...

11 Comments:

Blogger Billy said...

********************


Podem ouvir alguns temas desta edição em...



http://www.myspace.com/capitaofantasma666




www.myspace.com/ragingplanetrecordsportugal



********************

10:23 da tarde  
Blogger Billy said...

*******************************


Alinhamento do CD:


1-A RATOEIRA
2-MAU RAPAZ
3-MIMI MÁ SORTE
4-ASSASSINO FANTASMA
5-ÓDIO, SEXO, JOGO E ROCK'N'ROLL
6-HOTEL DESTINO
7-À MARGEM DA LEI





Alinhamento do DVD:



3 vídeos...

"Se Eu Enlouquecer"

"Cidade Suja"

"Nem 20 Anos"




imagens ao vivo...

Festival Optimus Alive em 2007

Musicbox

O Culto



*******************************

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem dúvida a melhor banda nacional e com os seus melhores lançamentos de 2008 . Um reparo CF teem mais dos meteors que dos cramps.

Parabéns á banda pela sua já longa carreira.



Azevedo Azedo

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pela minha santa bolinha, que acho que os Capitães, teem mais a ver com a loucura transmitida pelos Cramps, que se transferiu por artes magicas para o espirito endiabrado do Bruto....

Apesar de não haver comparações, sequer possiveis.... até porque os Capitães são nossos(tugas), e os outros, são lá deles...



Ass.: CTX-530

1:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hey Billy,obrigado pela review e pelo feedback e á outra rapaziada de colocou comments -obrigado pelo apoio.deixamos somente um reparo....CF n tocou com os Cramps no Culto mas sim com os Meteors.
um abraço e até breve,CF

12:33 da tarde  
Blogger Billy said...

********************


'Mea culpa', foi engano mesmo, já está corrigido.

Parabéns por esta excelente edição!


********************

12:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com toda esta review sobre os CF, apesar de na minha opinião só pecar por ser pequena na avaliação a esta enorme banda.
Os CF são para mim. neste período, a melhor e mais sólida banda Rock nacional. Assisti ao concerto deles no Porto-Rio e foi para mim o melhor concerto de uma banda nacional em 2008...e atenção que eu vou ver muitos concertos e de muitos géneros musicais diferentes, geralmente muito mais pesados que CF.
Grande banda em palco, com o melhor vocalista e letrista nacional, um guitarrista simplesmente genial e incomum para o nosso panorama e uma secção ritmica disciplinada que é o que se quer numa boa banda de Rock...Ouço todos os dias CF no gravador do meu carro porque a K7 já derreteu lá dentro e não a consigo tirar de lá...:)...eventualmente a minha percepção foi alterada, mas eu não me importo mesmo nada...

Ass: Guilherme Lucas

4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boa, essa da percepção alterada, boa música tambem, de Capitão Fantasma,...

Já agora quero, malhar no Billy : faltou - te falar da grande final (penso) do DVD, que é a música, "Tudo a Estalada" que fechou o Alive, que foi composta por um Grande Senhor, o Mestre João Ribas... - Se tiver enganada, favor corrigir - !!!!


Ass.: CTX - 530

5:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Corrigida",o Rock das Caveiras é que é do Bruto/Ribas.o "Tudo á Estalada" é só nosso.haha.
CF

12:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

UPS!!! Assim se aprende a ficar calada!!!! ehehehe. por a caso sabia do Rock das caveiras e sempre me convenci q o Tudo a Estalada tbem era... bjos aos Capitães.

Ass.: CTX-530

4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vi os CF pela primeira vez ao vivo no Alive e não tenho duvidas nenhumas que foi o melhor concerto que lá vi nesse ano. Desde então que procuro os 2 primeiros Cds da banda sem sucesso.
Se alguém tiver para vender agradeço. Cumps. Contactos para:
midnight.man.08@hotmail.com

3:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home