quinta-feira, outubro 22, 2009

Outsider Festival II - reportagem da noite

Festival Outsider II: O Punk Português está vivo, de boa saúde…e recomenda-se!

«A provar que a herança da cultura punk está viva e pujante na cena musical underground portuguesa decorreu no passado sábado 17 de Outubro na Caixa Económica Operária, em Lisboa, a 2ª edição (1ª parte) do Festival Outsider, evento organizado pela fanzine de punk rock com o mesmo nome...

...cumpriu inegavelmente os seus principais objectivos, proporcionando a um conjunto de músicos portugueses a divulgação do seu trabalho e a partilha do seu talento e criatividade com um público entusiástico...

..os X-Katedra, uma jovem banda lisboeta com vincadas influências de Censurados...

...seguiram-se-lhes os animados R12, provenientes de Glória do Ribatejo...

...rendeu-se ao humor hilariante dos Boca Doce e das suas versões rock/punk rock de temas consagrados da música popular portuguesa...

...a noite terminou em delírio com a actuação explosiva dos satíricos Kalashnikov...»

por Maria João Ramos

(reportagem gentilmente cedida ao Billy News pela autora)



Podem ler o artigo na íntegra, clicando em "Comments" já abaixo...

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mete a critica billy

12:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meto eu a critica....

R12 merecia mais que o comentário "animados"...

E Kalashnikov, em "delírio" ficou o pessoal, quando depois da 3ª música, desapareceram e até hoje mais ninguém os viu. Mas pronto!! toda a gente tem direito a ficar doente. Eu tou doente e tou a trabalhar que nem uma mula neste momento...


CTX-530

12:40 da tarde  
Blogger Billy said...

**********************************

Agora sim, o texto na íntegra...





Festival Outsider II: O Punk Português está vivo, de boa saúde…e recomenda-se!

A provar que a herança da cultura punk está viva e pujante na cena musical underground portuguesa decorreu no passado sábado 17 de Outubro na Caixa Económica Operária, em Lisboa, a 2ª edição (1ª parte) do Festival Outsider, evento organizado pela fanzine de punk rock com o mesmo nome.

Esta publicação, que já vai na sua 16ª edição, tem como principal objectivo divulgar “concertos, bandas e artes (…) muitas vezes marginalizadas pelos grandes meios de informação nacional” e conta com a colaboração de nomes consagrados do punk português da actualidade, como João Ribas dos Tara Perdida (também subdirector da revista) e João Pedro Almendra dos Peste e Sida.

Abraçando o ideário punk original, a Outsider assume-se como completamente D.I. Y. (“do it yourself”/“Faça você mesmo”) e apresenta uma qualidade surpreendente, não só a nível gráfico e visual como em termos de conteúdo, organização e escrita, revelando o empenho e profissionalismo dos seus redactores.

A última edição da revista inclui, entre outras coisas, um artigo dedicado ao programa musical da Festa do Avante e uma crítica bastante elogiosa ao novo álbum da inovadora banda bejense de Metal Ho-Chi-Minh :“It Has Begun”.




**********************************

1:13 da tarde  
Blogger Billy said...

**************


Nesta primeira parte da 2ª edição do Festival a Outsider cumpriu inegavelmente os seus principais objectivos, proporcionando a um conjunto de músicos portugueses a divulgação do seu trabalho e a partilha do seu talento e criatividade com um público entusiástico, ainda que relativamente restrito.

Os primeiros a actuar foram os X-Katedra, uma jovem banda lisboeta com vincadas influências de Censurados e Tara Perdida e letras reveladoras de uma fina crítica social e política, abordando temas tão clássicos do punk mas simultaneamente tão actuais como a pobreza, o individualismo e a solidão, a manipulação e desinformação dos media, mas também o apelo à acção individual como contributo necessário à transformação e melhoria sociais.

Seguiram-se-lhes os animados R12, provenientes de Glória do Ribatejo, com o seu “punk agricultor” e diversos temas do seu primeiro trabalho “Boletim Agrário”, eleito o melhor álbum de punk rock em 2008 no conceituado blogue Billy-News.

Mais uma vez estiveram bem patentes a consciência e a crítica sociais e políticas, por exemplo na relação estabelecida entre a subsídio-dependência da UE e o declínio da agricultura regional (e nacional?) no tema “Punk agricultor”.



**************

1:14 da tarde  
Blogger Billy said...

********************************



O público, em número crescente à medida que o serão avançava, e já bastante acalorado com a actuação contagiante dos R12, rendeu-se ao humor hilariante dos Boca Doce e das suas versões rock/punk rock de temas consagrados da música popular portuguesa.

Vestidos a rigor, num estilo reminiscente de artistas como Marco Paulo ou Tony Silva (a persona de Herman José) – que o vocalista José Clementino, com um postiço de fartos caracóis, camisa de folhos e sapatos tigresse evocava na perfeição – os Boca Doce levaram o público ao rubro.

A noite terminou em delírio com a actuação explosiva dos satíricos Kalashnikov, a banda de War Metal do brilhante humorista Jel/Nuno Duarte (Homens da Luta, Vai tudo a Baixo, Revolta dos Pastéis de Nata).

Em conclusão: uma noite animada e culturalmente enriquecedora, a um preço módico, num local emblemático da luta e da cultura operárias, com um evento musical de qualidade e que agradou a um público muito heterogéneo, bem-disposto e participativo, que contribuiu para um ambiente descontraído e amistoso.

Surpreendeu não só a qualidade de músicos jovens como o acutilante espírito crítico, de resistência e rejeição do mainstream por parte de uma facção juvenil que é esclarecida, atenta e que perspectiva com clareza a sociedade em que vive.

Digna de menção é ainda a dedicação dos organizadores (entre os quais João Ribas e DJ Billy) que, protagonizando mais uma vez o velho espírito punk D.I.Y., não tiveram mãos a medir.

Com modéstia, naturalidade e um espírito de missão próprio de quem persegue um ideal, estiveram permanentemente envolvidos no apoio às bandas e nas inúmeras tarefas organizativas que caracterizam este tipo de evento – sem dúvida um preço menor a pagar pela recusa do circuito e da lógica comerciais, outra característica da ética punk, patente em bandas como The Clash.

Resta-nos aguardar com expectativa e entusiasmo a 2ª parte desta festa da cena musical alternativa, marcada para o próximo dia 24 no mesmo local.

MJ Ramos.

Links úteis:
http://www.myspace.com/revistaoutsider; http://billy-news.blogspot.com/



********************************

1:14 da tarde  
Blogger Billy said...

********************

Final da reportagem!

********************

1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah!!!! Assim está bem......

Faltava por ai qualquer "coisinha"...

Já me calei, quanto a R12, está bom, sim senhor, eles são mesmo assim........Punk agricultor em bom!!!!

Ass.: CTX-530

1:26 da tarde  
Anonymous Bussas said...

Foi uma grande noite sem dúvida!
Organização excelente, publico excelente! *****

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Interessante a reportagem, apesar de não ter ido vou ver se consigo ir amanhã.

3:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home