terça-feira, abril 13, 2010

PunkSinatra - entrevista

Os PunkSinatra juntaram-se em 2003, banda situada entre Alvalade e Loures realizou uma série de concertos, manteve-se em estado de hibernação por uns tempos, regressou em força em 2005 e neste momento atravessa uma fase importante com um novo trabalho em mãos e formação renovada.


Foi para saber o que passa pelas cabeça dos elementos neste momento actual, que o Billy News elaborou uma série de questões, no mínimo pertinentes… aqui estão!




Billy- Sabemos que têm novos elementos na banda, antes de tudo, qual a formação actual dos PunkSinatra?

João Pedro Almendra - voz, João Pinto - baixo, Rodrigo - guitarra e Luís Lobão - bateria.




Billy- Os PunkSinatra estão de ´cara lavada` com um espírito renovado e com novos temas da banda, mas demoraram algum tempo para gravar este novo trabalho. Como decorreu tudo entre as duas gravações?


João Pinto – Aconteceram diversas coisas dignas de um filme dos Monty Python. O mais importante a reter desse período foi a necessidade de limar as arestas das músicas gravadas na demo. Foi um processo excessivamente moroso tendo em conta que eram músicas já com algum tempo de existência, mas de facto foi necessário para a obtenção do produto final e para a criação de um novo tema “Andas por aí”.


João Pedro Almendra - A gravação ocorreu mas com percalços.Estamos satisfeitos com o resultado final...eu não mudava uma vírgula. O trabalho de produtor ficou praticamente entregue ao Rodrigo enquanto o João e eu segurávamos as pontas. No processo o guitarrista e baterista abandonaram mas ganhámos o Rodrigo e o Lobão.
Acho que nada é como pensamos,a vida corre e as fórmulas descobrem-se com trabalho e tempo para reflectir no que se quer apresentar com eficácia.


Rodrigo - Como o Almendra e o João já referiram a dado momento é necessário, como em tudo da vida, afastarmos-nos do que pensamos que é para observar de fora e ver se realmente o é. O músico para se ouvir tem que sair da sua esfera, descobrir o que há em si, tomar nota e voltar ao trabalho. É fantástico quando um músico, uma vez seguro de si e dos que o rodeiam, liberta-se e dá asas à espontaneidade. Ser honesto é ser autêntico, aldrabões há muitos e pagos bem demais para o deixarem de ser.



Billy- Para quem pouco vos conhece, como definem actualmente o vosso som?

João Pinto - PunkSinatra tem um som que deambula por vários estilos musicais (Rock, Metal, Punk, Hardcore, Ska). Por vezes é difícil de definir ou rotular. Para mim tem os 4 elementos necessários: Força, Velocidade, Groove e Mensagem.





Billy- Quem faz as letras das músicas e quais as temáticas que de uma forma geral abordam nos temas?

João Pedro Almendra- As letras são feitas por mim e por o João e as músicas dependem da banda. Embora esta seja aparentemente uma fórmula que tem as suas variações. Quanto à temática das letras,que são em português variam, mas temos a música de intervenção como principal inspiração.E sem um falso pretensiosismo relatamos o nosso dia tal como nós o vemos. O resto é com vocês....


João Pinto– São repartidas entre mim e o Almendra excepto no “Andas por Aí” que tem letra do Pedro Lopes, que colabora já à vários anos com a banda nomeadamente como fotógrafo e gravou também a demo de 2008.




Billy- A experiência ao longos destes quase cinco anos de actividade costuma trazer boas indicações para qualquer banda, especialmente se forem inseridas no meio ´underground`. Que principais ideias tiraram com todas as ´aventuras` e concertos dados neste período?


João Pinto – Basicamente aprendemos aquilo que não devemos fazer se quisermos ir para a frente: não ir bêbado para os concertos, trabalhar com as pessoas certas (tanto dentro ou fora da banda) e acima de tudo
ser persistente e lutador porque isto de fazer música original é mesmo só para quem realmente quer.


Rodrigo- E vá la que ainda há lugar para quem quer. Qualquer dia é só para quem pode!




Billy- Relativamente ao novo trabalho ''Ataca Contrataca o Monstro Acordou'', que temas podemos encontrar nesta gravação?


João Pedro Almendra– Temas fortes que resumem o trabalho da banda nestes últimos anos. Não quisemos deixar de editar por nós e apesar de não termos qualquer suporte fisico para já, achámos interessante acompanhar os tempos. A net é neste momento o veículo por excelência para divulgar e chegar mais depressa a qualquer lado, a qualquer pessoa, em Portugal ou no Japão. Assim decidimos disponibilizar o album no nosso myspace.

Lobão– Apesar disso não está de fora questão vir ainda a editar fisicamente o album.


João Pinto– Sim, e até recuperar algumas que ficaram de fora.


Rodrigo- Posso dizer o que não vão encontrar? Computadores a afinar vozes e 'triggers' na bateria. Foi tudo com suor e à paulada!







Billy- Já deram alguns concertos ao vivo nesta nova fase? Têm algo programado para breve?

João Pedro Almendra– Não. Vamos estrear no Street War Fest esta formação e o registo no âmbito da mini-tour que estamos a preparar para Maio na zona da grande Lisboa.Teremos mais datas, a confirmar em breve.



Billy- Esta questão é para todos, pelos vistos também envolvidos noutros projectos, como conseguem conciliar toda a actividade dos PunkSinatra com as restantes bandas de que fazem parte?

João Pedro Almendra– Para mim é novidade, embora tenha tido algumas reservas no ínicio. Consigo conciliar Peste & Sida e PunkSinatra com comunicação e planeamento. Para além das bandas também tenho trabalho que consigo encaixar no tempo entre bandas. Com muita organização tudo é possível. É decididamente fixe e cansativo mas...

Rodrigo- Quem corre por gosto não cansa!


João Pinto– – Para mim é fácil, a vontade e as ideias não faltam tanto em Dalai Lume como em PunkSinatra ou Evilclass; é estimulante pois tenho a possibilidade de explorar diferentes ambientes musicais.


Lobão–– Eu só toco nos PunkSinatra. Tranquilo!!




Billy- Onde poderemos encontrar informação actualizada dos PunkSinatra, como datas de actuações, temas online e outras curiosidades? Têm algum site oficial?

João Pedro Almendra Temos, o myspace onde podem ouvir na íntegra “Ataca Contrataca o Monstro Acordou” e outras curiosidades . Para novidades podem visitar a página mas certamente que poderão sempre encontrar notícias aqui no BillyNews, no Blitz, Rock em Portugal e outras sites ou blogs por essa net fora. Como vês este é um universo do qual já não podemos deixar de fazer parte. O site está a ser pensado, para os fãs.



Billy- Por fim, peço-vos uma frase para os fãs da banda e mesmo para os leitores do Billy News…

PunkSinatra – “(...)Não se deixem contagiar(...)”, estejam atentos, apareçam nos concertos, e preparem-se para um novo trabalho. Até lá divirtam-se !!! Street war........






Podem obter informação actualizada, ouvir os temas e muito mais, acedendo à página da banda no myspace em...


http://www.myspace.com/punksinatraband





6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

boa entrevista, parabéns a banda que esta de volta e ao billy.

12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou vê-los na Academia! Até lá. Pedro Fonseca

4:41 da tarde  
Blogger Sheena said...

Parabéns ao Billy,por esta entrevista excelente e pelo blog que está cada vez melhor e que é um projecto cultural de grande mérito, uma verdadeira instituição de serviço público nacional!
Parabéns também aos Punk Sinatra por este entusiasmante Ataca Contrataca...e pela "irreverência,imaginação (...) e música com mensagem". Bem precisamos desse alimento neste "estado de sítio"...

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tá giro

8:21 da tarde  
Blogger Billy said...

******************************



Para contactar os PunkSinatra, podem fazê-lo através do myspace da banda...

http://www.myspace.com/punksinatraband



ou via email...

punksinatraband@gmail.com



******************************

10:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sejam muito bem vindos Mrs. Punk Sinatra!!!! Lá estarei no Street War Fest para mais o grande reboliço...Apesar de ser Dia de Luto Nacional (Dia do Trabalhador)


Ass.: CTX-530

12:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home