quarta-feira, maio 26, 2010

Cut My Skin "Future Sold Out" - review

É excelente recebermos em mãos um disco assim!

"Future Sold Out" dos Cut My Skin é punk rock, puro e duro sem rodeios nem floreados...

Como já nos habituou, a banda de Berlim volta a construir um universo próprio neste terceiro álbum (e depois de alguns EPs), com a vocalista Patti Pattex a debitar as suas vocalizações tão características e sempre cantadas em inglês, que facilitam a compreensão da temática e da essência da mensagem que nos querem transmitir.




Letras corrosivas não faltam ao longo do disco, logo a abrir com o tema "Rape Is War" em grande ritmo, onde frases fortes são palavra de ordem, ouve-se «a vida nunca mais será mesma... a dor já foi, mas o momento ficará sempre preso na memória...» com uma sonoridade bem agitada.

Os temas desfilam ao longo do disco e a mensagem das letras aponta em todas as direcções.

"Sea Treasure" começa com ritmo lento, para logo depois acelerar com a vocalista a puxar pela voz num refrão cativante...

"Red & Black" traz um balanço incrível, com a guitarra corrida e ao mesmo tempo que uma mensagem de combate e de luta pelos direitos de cada um...

"Fuck You" é mais ritmado e acompanhado pelo refrão «abortem a Igreja... cometem crime legalmente...», temática (só por acaso...) bem actual.

De tema para tema, sente-se o som extremamente equilibrado, com guitarra, voz, baixo e bateria extremamente perceptíveis, sem ´atropelos sonoros`.

A voz de Patti é tudo menos monocórdica, há momentos de melodia, outros gritados em plenos pulmões (por vezes até parece que se sente que tem a garganta em sangue), mas também há partes intimistas e quase sussurradas.

A própria transmite mesmo que há grande preocupação com a sonoridade de faixa para faixa, mas a mensagem é o essencial... e nós acreditamos!



"Manipulate" arranca bem, a guitarrada lidera com variações ao longo do tema e ouvem-se claras alusões aos produtos que nos ´bombardeiam` e usamos no nosso dia-a-dia.

Espectacular é "Police & Justice", uma ´punkalhada pegada` que começa logo em grande velocidade a fazer lembrar a sonoridade de bandas clássicas da década de 1980 e mal dá tempo para respirar, muito bom tema e que traduz bem a identidade dos Cut My Skin.

Algo diferente é "Captured Heart", com ritmo seguro em velocidade moderada.

"Insomnia" é a conjugação perfeita de melodia com velocidade, inicia-se em ritmo bem acelerado e torna-se frenético e até perturbador com «estou tão cansada mas não consigo dormir com as injustiças e imagens de genocídios que continuam presas na minha cabeça e torturam o meu cérebro», a meio o tema muda de balanço, desacelera ao mesmo tempo que se ouve «não consigo silenciar as vozes na minha cabeça...»

"Burn My Diaries" é um tema mais intimista, mais ritmado e calmo, com uma reflexão pessoal como temática da faixa, cativa imenso pelo resultado final da faixa e ´fica mesmo na cabeça`.

"Destruction Of The Wild" traz a ´costela` ska dos Cut My Skin, com um ritmo seguro, salpicos do dito estilo pelo meio e uma forte mensagem de resistência...

"Love In Parts" volta a um ritmo punk rock mais lento, com uma mensagem novamente de carácter pessoal...

O álbum termina (e muito bem) com "I Hate Them All", novamente uma faixa em ritmo acelerado de início ao fim, com grande ritmo apoiado por uma linha de baixo segura.

No total são 12 faixas em 43 minutos de punk rock efeito em 2010...!

Não há dúvidas que há bandas que não se desviam nem um pouco da linhagem punk com que começaram e teimam em não diversificar esse caminho, apesar de acompanhar todos os avanços a nível de produção (e aqui nota-se esse cuidado).

E ainda bem que assim é com os Cut My Skin...

Termino esta crítica da mesma maneira como comecei (mesmo correndo o risco em repetir-me), é excelente ouvir hoje um disco novo... assim, de puro punk rock... sem espinhas!!!




Podem aceder à página dos Cut My Skin e ouvir alguns temas online, clicando aqui!

7 Comments:

Blogger Billy said...

***************************



Podem contactar a banda directamente através do email...


post@cutmyskin.de


...podem pedir toda a informação sobre o disco, ou mesmo sobre outras dúvidas que tenham.


***************************

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já conhecia a banda aqui do billynews, curti bue o som deles e atitude.

12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei bastante das músicas no site. Muito bom. Luís Pereira.

3:06 da tarde  
Blogger Sheena said...

Cheers Billy for one more excellent review and for the wonderful job of pushing international bands forward to the Portuguese audience!

I would also like to congratulate Cut my Skin for this brilliant work, which I would sum up as ‘42 minutes of clean raw punk power!!!!’

Any chance of coming this way soon for a bit of live fun? Hope so. Vielen Dank und viele Grüsse aus Portugal! Bis bald!

4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Patti Pattex, em Scattergun estava em alta e em grande forma... Agora em Cut My Skin torna-se um os ícones Punks mais impressionantes, da guerrilha que se "instala ou vai-se instalando nos nossos diminutos seres"...

P.S. - Cada vez mais fracos, mas cada vez mais!!!!


ASS.: Vanda

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, não conheço o disco mas o que ouvi gostei bastante.
Helena Morais

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ja tenho o disco.é punk rock puro e duro!!
ass.óóónnnóóórriiioooooo!!!!!!

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home