segunda-feira, novembro 08, 2010

Gazua, Primata Robot e DJ Billy - fotos e review

No passado dia 4 de Novembro, os Gazua regressaram ao Musicbox em Lisboa!

E foi uma noite bem agitada, bastante animada com muita gente a não querer perder mais uma excelente actuação da banda lisboeta.







Logo pelas 22 horas, o som ambiente dava o mote para o que se iria seguir ao longo da noite.

A conversa entre os presentes acompanhada da ´Billy session` reinava ao longo de todo o espaço da sala lisboeta.

Duas bancas estavam disponíveis, uma com ´merchandising` dos Gazua com bastantes (muitos mesmo) artigos alusivos à banda e obviamente os três álbuns, mas também outra banca da fanzine Outsider (que tanto apoia os Gazua) com várias edições disponíveis.

Um pouco tarde, pelas 23h50 entram em palco os Primata Robot!



Esta banda gerou um enorme sentimento de curiosidade nos presentes, o recente projecto contém elementos que pertenceram a várias bandas ligadas a Linda-a-Velha (Pé De Cabra, Trinta E Um, Aykien e ainda Don´t Disturb My Circles) mas enganaram por completo os que pensaram numa banda directamente influenciada pelo estilo hardcore.



A sonoridade remetia-nos imediatamente para um ambiente pop/rock claramente influenciado por bandas portuguesas da década de 1980, com um som mais actualizado (especialmente nas guitarradas) com acompanhamento de teclados e um vocalista enérgico e falador.

Cativaram a maioria dos presentes, logo após a prestação ouviam-se boas críticas entre o público, algo surpreendidos com a sonoridade da banda.



Depois, houve ainda mais som ambiente com momentos mais agitados e obviamente mais calor na sala.

A cada minuto que passava, embora o pessoal estivesse bem divertido, notava-se a ansiedade de ver a banda seguinte.



Pelas 00h45 entram os Gazua em palco. Aliás, não foi exactamente em palco mas sim no meio da multidão que já enchia quase completamente o Musicbox, apenas apetrechados com uma tarola e um microfone, entoando o início do tema "Para Todos" com forte percussão de Paulo Corvo, entrada esta logo ovacionada e com coros por parte de todos.

Logo depois, sobem a palco para (re)começarem aquela que iria ser uma prestação gigante da banda!



Percorrem temas dos três discos com uma ligeireza e ao mesmo tempo com uma segurança a que raramente assistimos hoje me dia.

Temas speedados contrastam com ritmos mais lentos e mensagens de ordem, sempre com a "ContraCultura" em destaque (o último trabalho).




Sempre excelente é ouvir "Morreu O Coveiro" com Paulinho a cantar o tema numa pose a fazer lembrar Lemmy dos Motörhead (com o microfone bem alto, apontado para baixo).




Há outro momento-surpresa, ao interpretarem o tema "Queremos A Música De Volta" (que já nos tinham brindado a certo momento do tema com uma prestação teatral, no Cinema S.Jorge em Junho passado) no mesmo momento da faixa, escolheram arrancar com um forte ritmo reggae em jeito de improviso (escolhido para esta noite, que obviamente não vem na faixa original).


Sem paragens, continuam a desfilar os temas com uma resposta verdadeiramente entusiástica do público, tudo canta os refrões e acompanha a voz de João, prestando assim um verdadeiro sentimento de comunhão com as letras das músicas.

A força da banda ao vivo é incrível e o baterista torna-se um verdadeiro motor que transmite uma segurança enorme.




A banda termina com uma ´chuva` de aplausos, mais que merecidos. Os Gazua não deixam ninguém indiferente, desde a primeira fila até lá atrás, mesmo ao fundo da sala.

E claro, há suor... muito suor...




Já era tarde, mas mesmo numa Quinta-feira (nesse momento, já Sexta) o público decidiu não arredar pé e ainda quiseram ouvir bastantes temas de música portuguesa na excelente aparelhagem sonora do Musicbox.

Ainda se pulou, dançou e gritou bem alto que a música nacional é muito boa e que ´mexe` com muita gente!

Pouco depois das duas da manhã, era hora de se pensar em meter a caminho de casa.

Como alguém disse no dia seguinte, «estou todo amarfanhado... mas valeu a pena, se valeu».

Mais palavras para quê...?



(fotos da autoria de Nuno Martins, gentilmente cedidas ao Billy News)



3 Comments:

Blogger Sheena said...

Parabéns ao Billy por mais uma excelente review, que regista com bastante detalhe as actuações da noite, assim como todo o ambiente que se viveu, permitindo a quem não pôde estar presente ficar com uma imagem muito viva do que se passou.

Parabéns também ao autor das fotos, aos Primata Robot e especialmente aos Gazua,por mais uma excelente actuação e, como habitualmente, pensada ao pormenor e repleta de elementos-surpresa e de originalidade.

4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi uma noite muito boa, todos em alta.

2:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perdi mais uma grande noite.

4:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home