sexta-feira, agosto 19, 2011

Eletro Cordel - review ao single "Oiço Vozes"


Muito interessante este lançamento. No mínimo é o que se pode afirmar...

O projecto de João Corrosão (também dos Gazua, guitarra e voz), Rui Lucena (Corrosão Caótica, na bateria) e Marco Vieira (ex-Komodo Wagon, no baixo) oferecem-nos um single com apenas três temas, numa proposta diferente das suas bandas, mas cativante.

Sem adjectivos fáceis, a sonoridade geral anda algures numa batalha eletro-acústica dos instrumentos, é aliás uma constante nas três faixas.



Esta primeira edição dos Eletro Cordel abre com "Bandido", aos primeiros segundos o ritmo parece embalar-nos para "Eye Of The Tiger" dos Survivor, mas não poderia estar mais enganado.

A bateria é excelente, enche por completo o andamento da guitarra sem distorção e o balanço do baixo marca o ritmo de uma forma bem segura.

A letra é de contestação («Trepas os muros, cortas as grades, num caminho imperfeito... querem o teu passado, querem o teu futuro, não entregas nada, mas eles querem tudo...»), se ligassem a ´ficha à corrente` e a velocidade fosse a dobrar, poderia ser facilmente um tema de Gazua (obviamente também pela ligação directa de ´letra e voz` de João).

O segundo tema é diferente, "Oiço Vozes" (tema-título desta edição) traz-nos um balanço diferente, marcado pelo refrão «eu oiço vozes a gritar...». O som do baixo percorre a escala musical e ganha mais protagonismo, há solos blues/country e coros gritados.

"Pela Calada" encerra o disco, começa com uma sonoridade de guitarra a roçar o fado, a voz grave debita palavras que fazem lembrar uma fase antiga dos Xutos & Pontapés («Desceu a noite escura, pela calada, há olhos a brilhar, no meio do nevoeiro, esfomeados e prontos a atacar...») mas a semelhança fica por aí, que o embalo da guitarra e os sons discretos do baixo e bateria (aqui acompanhada de pandeireta) torna esta faixa algo estranha.

«Oiço Vozes» é como referi uma proposta definitivamente diferente, mas aliciante.

Interessante também é a utilização do indicativo presente do verbo ´Ouvir` no título... e a capa da autoria de Adriana Pardal.

Se este cativante cordel vai electrocutar muita gente, só o tempo o dirá.

A festa de lançamento do single destes ´mensageiros de tons e palavras` será anunciada em breve e o público irá pronunciar-se.


CD single 2011 (edição de autor)



3 Comments:

Blogger Billy said...

***


O novo projecto de João Corrosão (também dos Gazua, guitarra e voz), Rui Lucena (Corrosão Caótica, na bateria) e Marco Vieira (ex-Komodo Wagon, no baixo) oferecem-nos um single com apenas três temas, numa proposta diferente das suas bandas, mas cativante.



***

1:24 da tarde  
Blogger Billy said...

***********************


Gravado e misturado nos estúdios Landscape em Junho de 2011.

Contactos...

tm: 964027147

email: eletrocordel@gmail.com



***********************

1:26 da tarde  
Blogger Billy said...

****************


Página no Facebook:


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001741268025&sk=info


****************

1:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home