domingo, outubro 09, 2011

Re-Censurados, Dalai Lume, Chapa Zero e DJ Billy - review

Mais uma excelente noite vivida na capital, ontem (8 de Outubro) na República da Música.

O evento que juntou os Re-Censurados, Dalai Lume, Chapa Zero e DJ Billy em plena zona industrial de Alvalade, arrastou cerca de 150 pessoas para presenciar boas actuações das bandas em palco.




Pelas 23h45, os Chapa Zero iniciaram a sua prestação com o tema-título da banda. Ainda com pessoal a entrar, a banda deu o mote para esta ´quente` noite punk/hardcore. Seguiu-se o tema "Queres É Aparecer" que fica facilmente no ouvido e manteve o pessoal atento. Mais alguns temas e até versões pelo meio e terminam após 40 minutos, com aplausos.

Cerca das 00h45, os Dalai Lume tomam posse do palco para um espectáculo especial. Já com a casa composta e o pessoal junto ao palco, desfilaram temas novos e antigos com grande destreza e alguns convidados especiais (Cró e Covas que já passaram pela banda e ainda Herculano que juntamente com o seu pai, colaboraram com as letras para a faixa «Portugal»).
Vários foram os refrões cantados em voz alta pelo público e o vocalista Zorb esboçava sorrisos em sinal de grande apreciação. As novas faixas mantiveram o público atento (destaque para «Do 8 Ao 80»). Tudo terminou passada uma hora e quinze minutos com o pessoal a pedir por mais. Muito boa prestação da banda a ´jogar em casa`.

Para o final, ficaram os grandes temas dos Censurados, com forte presença da banda Re-Censurados que com excelentes músicos, contaram com o vocalista/guitarrista Covas num espírito plenamente participativo com os presentes em várias acções e ainda outro convidado especial, João Ribas que tocou guitarra em três temas, voltando mais tarde para improvisar num outro, desta vez na voz principal.
Nem é preciso mencionar quais as faixas interpretadas, todos os clássicos estavam lá e toda a gente cantou bem alto os verdadeiros hinos da banda de Alvalade.
Ao fim de hora e meia de concerto, houve imensas palmas e agrado de todos, notou-se claramente pelo calor que se fez sentir naquele espaço.

No final, a DJ session meteu muitos a continuar a dançar, pular e empurrar, como se de um concerto ao vivo se tratasse. Com muita música portuguesa, o pessoal cantou bem alto temas bem conhecidos de todos. Houve momentos muito bons.
Exactamente às 4 horas da manhã, a música parou com bastantes protestos do pessoal, que teimava em não arredar pé, a pedir mais e mais temas (mas na realidade não foi possível aceder a este pedido).

Destaque para dois pontos extremamente positivos desta noite...

O primeiro, com baterista Orégos que esteve impecavelmente activo, apesar de estoiradíssimo no final... duas actuações seguidas com bandas como estas (Dalai Lume e Re-Censurados) não é para todos. Forma mais de duas horas e meia a ´bater nas peles`.

O segundo, em relação a esta espectacular sala para eventos rock.
Pelas suas condições e dimensões, permite ter as bandas num excelente palco e conta com uma lotação que pode atingir as 800 pessoas. No centro da cidade, não há muitos espaços como este, aqui fica um agradecimento especial aos organizadores por permitirem um evento punk rock.

Que hajam mais em breve... muitos mais! É o que se deseja.