sábado, maio 19, 2012

Estudo do Punk em projeto inovador


Estudo do Punk em projeto inovador

Keep it simple, make it fast! Prolegomenons and punk scenes, a road to portuguese contemporaneity (1977-2012)


Foi recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) um projeto pioneiro em Portugal em torno da investigação sociológica da música popular, das suas sociabilidades e modos de vida: "Keep it simple, make it fast! Prolegomenons and punk scenes, a road to portuguese contemporaneity (1977-2012) PTDC/CS-SOC/118830/2010".



O nó central do projeto situa-se na análise dos contextos e agentes sociais de emergência, desenvolvimento e consolidação das manifestações sócio musicais do punk no contorno da contemporaneidade da sociedade portuguesa (1977-2012) numa óptica diacrónica e num recorte sincrónico. A ausência de estudos científicos específicos em Portugal e o seu tratamento incipiente por atores políticos, institucionais e científicos justifica a relevância deste projeto.

Realizar uma investigação sistemática das culturas urbanas associadas à música punk e a sua importância nos processos de construção identitária dos agentes sociais, dos jovens em particular; promover uma articulação entre a análise dos campos culturais e a análise de públicos do vivido da música em diferentes escalas e constituir um espaço relacional do punk, destacando um conjunto de posicionamentos num espaço social específico situado no interior do universo rock, relacionado com a estrutura do campo artístico e o espaço social português e cruzar metodologias e técnicas de investigação tendo como âmago a importância das vivências quotidianas feitas da prática e consumo musical e sua importância e impactos da reestruturação das práticas sociais são os objetivos principais deste projeto.

A proposta foi apresentada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) que através do seu Instituto de Sociologia (IS.UP) é a unidade de Investigação Principal e conta com a participação de uma equipa de investigação multidisciplinar e internacional: Universitat de Lleida, Griffith Centre for Cultural Research, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação UP e Instituto de História Contemporânea - FCSH/UNL.

Paula Guerra, investigadora responsável do projeto, acredita que esta iniciativa é "paradigmática, pois a nível internacional, a abordagem destas manifestações musicais e sua inter-relação com a estrutura social foi tributária a partir dos anos de 1970 dos cultural studies e do seu consistente quadro interpretativo (subculturas), inserindo estas manifestações em modos de vida enraizados nas estruturas das sociedades ocidentais do pós-guerra, sendo constantemente enriquecida por abordagens ulteriores (mediação musical, re-materialização da cultura, produção cultural, tribos e cenas musicais)". A socióloga considera que "importa reinterpretar estes paradigmas à escala nacional". 

1 Comments:

Blogger Billy said...

***




Info retirada do link...

https://sigarra.up.pt/flup/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=5247




***

3:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home