domingo, janeiro 13, 2013

Crise Total - 30 Anos no Ritz (review)


Que grande comemoração que houve perto da Baixa lisboeta, na passada Sexta-feira, dia 11 de Janeiro!

Perante uma sala quase esgotada, os Crise Total realizaram o evento no Ritz Clube e contaram com várias bandas para participarem.

Houve muitos amigos que participaram (no palco e na organização), ex-elementos da banda a actuar e muita, muita festa!



As portas abriram às 21h30 e o primeiro concerto começou às 22 horas em ponto, com os Dr.Bifes & Os Psicopratas iguais a si próprios, sangue, batinas brancas e muitos adereços em palco. Boas guitarradas acompanhadas de batidas frenéticas do baterista (que ainda cantou uma faixa), sempre perante um contingente de Linda-a-Velha. 

Seguiram-se os Albert Fish, que não conseguem dar um mau concerto ou um ´assim-assim`. Excelentes temas com muita energia, numa boa prestação que ainda contou com uma convidada, a participação de Suspiria Franklyn (Les baton Rouge) no tema "Rotten Love". Terminam com uma sentida mensagem no final, do vocalista Gustavo.

De seguida, para animar o ambiente, actuaram os Acromaníacos. Com a boa disposição de sempre e os seus temas acutilantes, meteram desde o início o pessoal em reboliço. Trouxeram com eles a Abelha Maia, o Manuel Subtil, a malta toda. O baterista transpira perfeitamente o espírito festivo da banda, sempre alucinado e sorridente, no tempo todo em palco. Muito bom momento, sem dúvida, nesta noite.

Antes dos Crise, os peso-pesados Simbiose devastaram (sonoramente) tudo e todos. Já a sala estava cheíssima, não deram descanso até ao último segundo da sua prestação, com o vocalista Jonhie a fazer várias referências aos homenageados da noite (da qual ele faz parte, sensivelmente desde 2009).

E para o final, o que todos esperavam... ver e ouvir os hinos dos Crise Total, com a sala já ao rubro, muito cheia e com o calor a fazer-se sentir em demasia.
Rui Rocker dá o mote com os seus ´acordes speedados` e ouve-se de seguida «um, dois, três, quatro!!!!!!!» a arrancar, com Manolo a liderar o quarteto.
Pernas pelo ar, cerveja a voar, o costume numa comemoração deste calibre.
Para além dos clássicos, a banda interpretou alguns temas mais antigos que tem regravado recentemente (há nova edição prevista, para breve).
Houve ainda tempo para um ex-vocalista participar na festa, Miguel (M.A.D.) resultando numa curiosa dupla vocal entre ele e Manolo.
No final, com Manolo visivelmente esgotado, ainda houve tempo para um encore, mas os responsáveis da sala já tinha pedido para finalizar pela uma da manhã, pelo que esse extra foi curto e deixou o pessoal a desejar por mais, terminando perto da uma e meia da manhã.

Aqui fica um vídeo de um desses momentos dos Crise Total, captado...




A música ambiente seguiu até perto das quatro horas, onde os mais resistentes dançavam ao som dos grandes clássicos e ainda se conversou muito e se bebeu (quase) até cair.

Comemorar 30 anos desde o início da sua existência, não é para qualquer banda, ainda por cima com o historial que os Crise têm e com a quantidade de fãs efusivos que hoje em dia ainda arrastam (na sala viu-se muita gente de ´cabelos brancos`).

Vejamos se a banda ainda comemora este aniversário por mais locais, apesar de já terem alguns convites, para já apenas confirmaram a sua presença a 8 de Junho no festival de Beja, ´Santa Maria Summer Fest` onde vão partilhar palco com os britânicos Doom.