terça-feira, julho 02, 2013

Santa Maria Summer Fest IV - texto do organizador


Texto publicado por Vítor Paixão, organizador do Santa Maria Summer Fest IV...


Ainda sobre o Santa maria Summer Fest: o outro lado da (mesma) moeda!

Mais ou menos toda a gente já falou sobre o sucesso do SMSF, porém, há que deixar a nú a outra face da mesma moeda, aquela que tendo uma base politica tem como principal objectivo apurar se valeu a pena em todos os sentidos, se vale a pena continuar na perspectiva de muitas outras pessoas e entidades que não apenas vocês, nós, metaleiros. Assim, algum tempo após o festival fiz aquilo que um politico responsável (isso existe???) deve fazer e contactei os outros actores do SMSF: empresários da restauração, da hotelaria, associações, IPSS, etc, etc, etc.... 




Resposta? Boa, muito boa, o número de refeições servidas aumentou substancialmente, vendeu-se cerveja e vinho em quantidades bastante apreciáveis, ao ponto de um dos donos de um restaurante querer, no próximo ano, fazer parte da organização! Todo a zona envolvente ao Festival, desde a Pastelaria Paula, Centro Comercial Pax Julia, passando pelos cafés da Gare Rodoviária e pelos restaurantes e cafés do centro da cidade, todos, sem excepção, agradeceram de forma bastante positiva a realização do festival! O mesmo aconteceu relativamente aos supermercados e hipermercados, em especial o mini-preço, cujo volume de vendas também aumentou de forma bastante satisfatória.


No que concerne à hotelaria, foi ainda na passada quarta-feira que a proprietária de um hotel, quando lhe agradeci a disponibilização de 1 quarto para 3 dias se vira para mim e diz: "não Vitor, eu é que agradeço, para o ano temos de repetir, para o ano tem de ser ainda melhor, o meu hotel esteve quase no limite em termos de ocupação"! Ainda hoje de manhã um outro proprietário de uma pensão me abordou e disse: "pena é que agora no Verão não haja mais nada, pena é que depois de ter a casa cheia com o vosso festival agora volte a ficar ás moscas"!


Esta é a outra face do SMSF, a contribuição para que, do ponto de vista económico, as coisas possam melhorar, o negócio possa aumentar, como tal, objectivo plenamente conseguido!





Podes ler este texto na íntegra, clicando em "Comments" já abaixo...


1 Comments:

Blogger Billy said...

***



Falando agora de Associações, contrariamente aos outros anos, desta vez os "comes e bebes" do festival foram vendidos a um particular, que por sua vez subcontratou ao Grupo Motard de Beja a parte relativamente à cerveja, águas e sumos, aliás, condição imposta por mim que se deveria dar preferência a uma Associação! Resultado: realização de dinheiro pois correu de tal forma bem que não só não ficaram com prejuizo como felizmente aumentaram as receitas da Associação (o grupo Motard de Beja é uma Associação); e como isso me deixa feliz!
Outro aspecto importante é o facto do cattering das bandas ter sido pago com um apoio atribuido pela Associação de Freguesias da Cidade de Beja (uma Associação que congrega as 4 freguesias da cidade); importante porque grande parte dessa verba (cerca de €1.000 dos €1.500) foi paga a duas IPSS da cidade que atravessam momentos dificeis, concretamente a Casa do Povo do Penedo Gordo e o Centro Social, Recreativo e Cultural do Bairro da Esperança, ou seja, dinheiro que circula dentro da própria rede social da qual a Junta é parceira, dinheiro que permite dar um desafogo a entidades que se dedicam a ajudar quem mais precisa!
Finalmente, o cariz social do SMSF, cujos resultados foram mais ou menos bons, e digo mais ou menos porque no que concerne a bens não alimentares o saldo foi bastante positivo, pelo que os bens foram entregues à Loja Social de Beja (roupas, cadeirinhas e carrinhos de bébé, brinquedos, etc...); já quanto à parte dos bens alimentares confesso que não correu nada bem, mas como forma de colmatar e compensar o inestimável apoio da Cruz Vermelha, a Junta adquiriu e ofereceu a esta entidade 3 kits completos de primeiros socorros, porquanto estarem carentes dos mesmos, equipamentos que podem salvar vidas!
Resumindo, o Santa Maria Summer Fest é isto, é o lúdico ao serviço do social sem descurar a componente económica, o SMSF já é um festival que vai muito para além das fronteiras da Freguesia de Santa Maria da Feira, é um festival que coloca Beja no centro das atenções, é um festival de Beja, para o Pais!
E mais digo, muito provavelmente de todos quantos estiveram no Festival 70% são de fora, 25% nem à minha freguesia pertencem, por isso meus amigos, esqueçam os fins eleitoralistas pois esses são (quase) nulos! Faço-o porque gosto, porque também temos direito em assistirmos e ouvirmos de forma económica ou sem custos a música que amamos, faço-o ( e só agora vou dando conta dessa realidade) porque contribui para o desenvolvimento económico da minha cidade, faço-o porque do ponto de vista social serve para ajudar quem mais necessita!
Aconteça o que acontecer no dia 29 de Setembro muito dificilmente não teremos SMSF no próximo ano, contudo a minha reeleição (ou não) irá naturalmente influenciar a forma como o mesmo irá ocorrer! E sim, é um festival feito com os vossos impostos, com os meus impostos, com os impostos de muita gente, mas é um festival do Povo e para o Povo e quando parte da receita dos impostos se aplica desta maneira então só me posso sentir orgulhoso, para mais quando toda a outra actividade que uma Junta deve levar a cabo se encontra assegurada!



***

6:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home