segunda-feira, dezembro 21, 2015

"Legado De Um Inconformado - Uma Homenagem A Fernando Serpa"




Fernando Serpa (1965-2010) foi um dos fundadores, baixista e letrista da banda punk, dos anos 80, os Kú de Judas. 


A intemporalidade das suas letras, com uma forte crítica social e política, são na actualidade cantadas por músicos de diferentes gerações que sucederam a sua banda umas décadas depois. A exemplo disso, são os temas “Zombies” pelos Tara Perdida e “Já Estou Farto” pelos F.P.M., mas também o original “Autista” que escreveu para os seus contemporâneos Crise Total e que continua a ser escutada e apreciada por públicos de diferentes idades. Os Punk Sinatra, actual banda do vocalista João Pedro Almendra, único sobrevivente dos Kú de Judas, incluem também no seu repertório alguns dos hinos da extinta banda do bairro de Alvalade. Outras letras contam histórias do horror, do bizarro e do macabro, universo que o Serpa tanto apreciava, impregnando-as com o seu refinado sentido de humor negro e mordaz. 

Fernando Serpa foi também um fotógrafo e registou de perto a tribo a que pertenceu, a 2ª geração do movimento punk em Portugal, na década de 80. Foi através do seu olhar e da sua sensibilidade que cristalizou momentos que hoje são um registo da geração do DIY e da irreverência dos jovens que se assumiam como contracorrente de um sistema onde não se sentiam encaixados. Era comum vê-lo a rabiscar, a desenhar personagens que podiam ilustrar as pequenas histórias que criava nas letras que escrevia. 

“Legado de um Inconformado – Uma Homenagem a Fernando Serpa” é uma festa que visa mostrar parte do espólio fotográfico, dos desenhos e das letras (muitas inéditas) que são o seu legado enquanto artista, anarquista, inquieto e irrequieto, um inconformado por natureza.

***** ***** ***** ***** ***** ***** *****
- 16 horas: Abertura de portas e início da DJ session: 
- 16h30: Mostra de fotografias e desenhos: 
- Spokenword com Isabel Ribas, Alexandre Gonçalves (Xana), Teresa Milheiro e Xavier Martins e música de Paulinho e João Corrosão.
- Concertos de Crise Total e Punk Sinatra, que revisitam Kú de Judas.

Entrada: 3 euros

Criação gráfica do material de divulgação: Gonçalo Passos
Apoio ao tratamento do espólio fotográfico: Tiago Petinga
Produção: Iolanda Batista

******************************************************
Bar Popular Alvalade
Rua António Patrício, nº 11 B - Alvalade - Lisboa
(paralela à Av. Estados Unidos da América, perto das traseiras do supermercado Pingo Doce)