sexta-feira, setembro 15, 2017

Zurrapa - "Na Taberna Do B.A.." (review ao disco)


Em Viseu vive-se à grande... pelo menos é o que transmite esta recente banda local.

O CD "Na Taberna Do B.A.." serve de cartão de apresentação dos Zurrapa (no formato físico).

O tal rock´n´roll xunga que a banda proclama debitar, ouve e ouve-se muito bem.



São três temas neste disco, faixas com uma sonoridade simples e directa, com uma constante, o apelo ao coros embebidos (sing-a-long), um ritmo sem quebras e a voz principal sem floreados (apesar de algo monocórdica).

O tema-título «Na Taberna Do B.A.» é um rock´n´roll seco que demonstra como a vida pode ser tão simples. A alusão ao bar habitual das sextas-feiras dos membros da banda, poderiam ser de qualquer um de nós («queremos muita cerveja e ouvir bom r´n`r...»).



De seguida, vem a costela punk com a faixa «Escravo Do Poder». A marcação do ritmo não engana, a diversão dá lugar à contestação, «chupam  sangue que corre em mim até à última gota [...] tapam-me a boca só para me calar...» ouve-se em viva voz.

Para finalizar, volta a boa-disposição com «Zurrapa», o tema começa lento e acelera, na mesma toada com um sentido e repetido «eu não páro de Beber...», seguido dum conclusivo «é que a mim já nada escapa, mesmo que seja zurrapa, eu não páro de beber..». Esclarecedor, portanto.

Esta é a ´voz` dos Zurrapa, que como referi, praticam uma sonoridade simplista e directa, mantendo o espírito festivo como ponto fulcral. E lá está, o suporte físico é sempre uma mais valia, mesmo nesta era digital.

Espera-se futuramente mais alguma consistência a nível sonoro, que se ganha obviamente com os concertos ao vivo. E uma progressão natural (calculo eu, sem grandes desvios musicais), mantendo sempre este espírito... é o que se quer.



Há concerto de estreia em Viseu, a 14 de Outubro, vejam os detalhes aqui! Um brinde aos Zurrapa!

Para ficarem em sintonia, recorda-se aqui abaixo o vídeo do tema "Escravo Do Poder"...